Exército brasileiro

Lula demite general Arruda e nomeia novo comandante do Exército

A exoneração do general Júlio César de Arruda aconteceu neste sábado (21)

Lula demite general Arruda e nomeia novo comandante do Exército - Imagem: reprodução Instagram @lulaoficial

Jessica Anjos Publicado em 21/01/2023, às 22h28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou compartilhou neste sábado (21) a decisão de exonerar do comando do Exército o general Júlio César de Arruda. Tomás Miguel Ribeiro Paiva será o substituto, ele atualmente é comandante militar do Sudeste do país.

De acordo com UOL, a destituição acontece em um momento delicado da relação do governo Lula com as Forças Armadas brasileira com os atos golpistas que aconteceram dia 8 de janeiro.

Na última sexta-feira (20), o presidente convocou uma reunião com Arruda, o ministro da Defesa, José Múcio, e outros dois comandantes para conversar sobre mudanças importantes nas corporações. 

Em entrevista ao UOL, um general que faz parte do alto escalão disse que a decisão de Lula causou "estranhamento". "O método adotado é estranho", afirmou. A apuração constatou que o motivo da demissão seria a falta de confiança que o presidente tem com Arruda. 

Júlio César de Arruda assumiu o comando do Exército dia 30 de dezembro, para auxiliar na posse presidencial, porém a relação entre ele e Lula foi abalada após aparecerem indícios de que o Exército estava envolvido nos atentados aos Três Poderes em Brasília.

Já Tomás Paiva vem demonstrando respeito ao resultado das urnas e a democracia. Na última quarta-feira (18), o general fez um discurso de cerca de 10 minutos defendendo essa crença. 

Até agora, o Exército não comentou sobre a decisão do presidente. Após este sábado, a corporação aponta que manifestações devem sair do Ministério da Defesa, que também não disse nada. 

Lula MINISTÉRIO DA DEFESA Comando do Exército Tomás Miguel Ribeiro Paiva Júlio César de Arruda

Leia também