Diário de São Paulo
Siga-nos

Aliados da amamentação

Por Dra. Carolina Curci*

Aliados da amamentação
Aliados da amamentação

Redação Publicado em 18/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h32


Por Dra. Carolina Curci*

Aliados da amamentação

Apesar de ser um momento especial entre mãe e filho e muito importante para o desenvolvimento do pequeno, a amamentação gera muito receio nas mulheres. Isso porque, logo nas primeiras semanas podem aparecer fissuras nessa região do corpo da mulher, especialmente se a pega da boca do bebê no mamilo estiver incorreta. Um sinal de que isso está acontecendo é a auréola ficar amassada após a alimentação.

Além de ficar atenta a esse detalhe e pedir ajuda de um especialista, se for necessário, é bom continuar dando de mamar mesmo se aparecerem feridas.

Tomar sol sobre o busto despido diariamente durante 15 minutos antes das 10 horas e após às 16 horas também é uma forma de combater as rachaduras. Durante o banho, o ideal é apenas passar água e sabonete e depois secar bem as mamas com uma toalha macia. Após colocar o sutiã, são bem-vindos os discos absorventes, já que eles ajudam a manter os seios secos e reduzir o risco de infecções, como as mastites, problema que acomete de 2 a 10% das lactantes, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Passar pomadas, álcool ou soluções desinfetantes sobre os seios não é indicado. O recomendado é aplicar apenas produtos desenvolvidos exclusivamente para esse fim. Um exemplo é o Bálsamo Orgânico para Seios da Lansinoh. A empresa, que é conhecida mundo a fora pela sua Pomada de Lanolina HPA Lansinoh, desenvolveu esse produto para cuidar da pele seca e dos mamilos sensíveis, ajudando a hidratar e restaurar a suavidade natural do tecido.

A fórmula, que pode ser usada durante a gravidez para preparar os seios, não tem cheiro e nem sabor e, por isso, não atrapalha ou prejudica o bebê. Ela tem certificado orgânico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é hipoalergênico e feita sem aditivos e conservantes, portanto não há necessidade de retirá-lo antes do contato com a boca da criança.

Ela conta com manteiga de karitê que é rica em ômega-3 e ômega-6, o que faz com que ajude a reter a umidade e melhorar a elasticidade da pele e é considerada um dos principais ativos da sua nutrição e reconstrução. Também contém óleo de coco que é um poderoso hidratante e antioxidante. Deve ser aplicado sempre que a mulher sentir necessidade.

________________

Dra. Carolina Curci é médica formada pela Universidade de Marília, especializada em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduada em medicina reprodutiva. Atualmente trabalha em seu próprio consultório e também no Hospital São Luiz do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia além de ser colaboradora da Lansinoh Brasil. RQE 41471
Compartilhe  

últimas notícias