Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo Railway – Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)

Por Fabricio Caruso*

São Paulo Railway – Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)
São Paulo Railway – Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)

Redação Publicado em 16/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h47


Por Fabricio Caruso*

São Paulo Railway –

Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)

São Paulo Railway - Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)

Tradição e história! Nunca podemos deixar de reconhecer isso, pois quem não reconhece, não pode representá-la. Todos indistintamente, que são apaixonados, fanáticos e os que reconhecem que o futebol tem uma importância gigantesca na história do brasileiro, nas relações entre amigos e familiares, herança das paixões de gerações, não podem deixar de saudar com muito respeito o Nacional Atlético Clube, primeiro time de futebol do Brasil.
Vou contar essa história: Brasil, século XIX, as fazendas de café com plantações a mil, mas com gargalo para escoar a produção do café paulista. Foi então que Visconde de Mauá, mais conhecido como Barão de Mauá, convenceu em 1859 o governo imperial a investir na construção de uma ferrovia de São Paulo ao Porto de Santos, e há 155 anos, no dia 16 de fevereiro de 1867 foi inaugurada a The São Paulo Railway (SPR), primeira estrada de ferro em solo paulista, que em 1946 foi passada ao governo brasileiro se tornando estatal, por causa do final da concessão aos ingleses, e rebatizada em 1948 como Estrada de Ferro Santos Jundiaí. A Santos Jundiaí teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. No século XIX, o café era a moeda do país, e cultivado em fazendas no interior do Estado. Além da produção cafeeira, a Santos Jundiaí transportou aproximadamente 4 milhões de imigrantes entre o final do século XIX e início do XX, vindos especialmente da Europa, estes que ajudaram a construir a maior cidade brasileira.
E o que isso tem a ver com o Futebol no Brasil? Tudo!
Todos sabem que quem trouxe o Futebol da Inglaterra para cá foi o Charles Miller, certo? Mas como isso aconteceu? Quem era esse rapaz?
Charles Miller era paulistano do Brás e com 10 anos de idade foi estudar na Inglaterra, onde conheceu e se apaixonou por um novo esporte chamado “Football”. Centroavante, atuou em diversos times ingleses. Charles Miller foi trabalhar na The São Paulo Railway, quando retornou ao Brasil em fevereiro de 1894. No retorno ao seu país, ele trouxe de lá um livro de regras, dois jogos de camisas, duas bolas usadas e uma bomba para enchê-las. Em 14 de abril de 1895, seria disputada a primeira partida de futebol do Brasil. Nesse dia ele uniu amigos do São Paulo Atlhetic Club, clube fundado em 1888 pelos funcionários da São Paulo Railway, mas que também tinham funcionários de outras empresas como a The São Paulo Gaz Co. e do London Bank. Na várzea do Glicério, vitória do São Paulo Railway por 4 a 2. Esse time, o primeiro do Brasil, foi fundado como instituição oficialmente como São Paulo Railway Athlético Clube em 16 de fevereiro de 1919, data cuidadosamente escolhida em homenagem ao aniversário de 52 anos da inauguração da ferrovia de mesmo nome. E como dito acima, em 1946 a ferrovia foi estatizada, e por conta disso, em 1947 os sócios do clube votaram o novo nome, passando a se chamar Nacional Atlético Clube, o NAC ou Naça, clube dos ferroviários, da rua Comendador Souza, do Estádio Nicolau Alayon, o time da Água Branca, o berço da formação de jogadores.
Em tempo de liberdade, como reflexão, ouso trazer de forma lúdica e brincando, o posicionamento que enxergo do Nacional no cenário do futebol. É como Vô e Vó, Pai e Mãe, devemos respeito porque nos gerou o futebol em nossas terras, e se não fosse ele concebendo, como nós poderíamos nos apaixonar e amar nossos clubes de coração, aquele que escolhemos. O Nacional, para mim é isso, antes de sermos Palmeirenses, Corintianos, São Paulinos, Santistas, Lusitanos, Juventinos, temos o Nacional como símbolo de respeito, tradição e berço! Seus filhos não saem da barra da sua saia, o São Paulo (que adotou o nome original do Nacional) e o Palmeiras têm seus centros de treinamentos em frente ao clube. A Federação Paulista de Futebol que o clube ajudou a fundar, fica apenas a alguns quarteirões dali.
Então é tempo! Parabéns, Nacional pelos 127 anos da sua primeira partida (e vitória) e pelos seus 103 anos como instituição do futebol brasileiro.
Facebook, Instagram e Twitter: @OFABRICIOCARUSO
São Paulo Railway - Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)São Paulo Railway - Os trilhos do Futebol Nacional (Atlético Clube)
_______________________
FABRICIO RICO CARUSO, é Colunista do Jornal Diário de S.Paulo desde 2020. Formado em Gestão Pública, MBA em Relações Institucionais pelo Ibmec/DF, com conclusão final em Gestão e Estratégia Política em Washington DC, EUA. 
Referências: www.viatrolebus.com.br/2019/3/a-historia-da-ferrovia-santos-jundiai-que levou-o-progresso-ao-estado-de-sp/; Livro: 125 anos de história: A enciclopédia do futebol paulista (FPF).  
Compartilhe  

últimas notícias