Por Kleber Carrilho
Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h47
Por Kleber Carrilho
Se você respondeu à pergunta do título com um “eu já faço”, fico feliz. Mas, mesmo assim, quero conversar com você. Afinal, tem gente fazendo fofoca e achando que está fazendo política.
Política é organização de pessoas e de demandas, é construção de futuro e de soluções conjuntas, é atendimento de expectativas e desenvolvimento de esperanças. Por isso, falar mal de um ou de outro sem apresentar ideias não é fazer política.
Porque política começa nos ambientes em que você vive. E, por mais que você viva no Brasil e possa detratar o presidente ou o ex-presidente, nada vai mudar para a sua realidade se você não olhar também para a sua rua, o seu bairro e a sua cidade.
E, nestes casos, em que a política chega ao dia a dia, as redes sociais são muito úteis. Por isso, precisam ser estimuladas e usadas todo o tempo, para organizar os anseios de diversos públicos.
Agora, volte para a pergunta do título e pense se você está fazendo política pelas redes. Para ter certeza, responda: você argumentou na última semana com pessoas sobre algum tema que atinge diretamente o lugar em que você vive? Conseguiu desenvolver uma discussão sobre algo que aflige um grupo de pessoas, que esperam por uma solução urgente?
Você reuniu amigos, colegas e vizinhos para pressionar por alguma política pública importante? Conversou com o seu vereador sobre como algo pode ser diferente na sua cidade? Usou grupos, páginas e perfis nas redes sociais para falar sobre qualquer coisa dessas?
Se você fez uma parte disso, ou tudo isso, realmente está fazendo política, e usando as redes sociais para ajudar. Porém, se a única coisa que você fez foi xingar personagens, precisa repensar.
Pode ser que você me diga que não está a fim de falar sobre questões locais e mais próximas porque isso não dá engajamento, enquanto memes sobre o governo federal conseguem muito mais interações.
Então, neste caso, você está preocupado com a sua imagem como influencer, e não com política. Mas, muito mais do que influencers, hoje a gente precisa de política de verdade, de soluções que façam com as pessoas voltem a ter esperança. E as redes sociais são essenciais para isso.
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