Diário de São Paulo
Siga-nos

Resenha com o Kascão: “O Portuga do Timão vive em Nárnia?”

Por Renato Nalesso*

Resenha com o Kascão: “O Portuga do Timão vive em Nárnia?”
Resenha com o Kascão: “O Portuga do Timão vive em Nárnia?”

Redação Publicado em 25/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h07


Por Renato Nalesso*

O Portuga do Timão vive em Nárnia?

Resenha com o Kascão: "O Portuga do Timão vive em Nárnia?"

O clássico entre Palmeiras e Corinthians na Arena Barueri mostrou para o público muito mais que uma clara diferença técnica entre as duas equipes que estavam em campo. Prova sobretudo a diferença de postura dos dois treinadores. Coincidência ou não, dois profissionais da mesma nacionalidade: a portuguesa. Enquanto Abel Ferreira se mostra cada vez mais adaptado as condições de trabalho e as ‘manias’ do futebol brasileiro, o nem tão recém-chegado Vítor Pereira ainda tem dificuldade de compreender algumas coisas do principal esporte no Brasil.

O fato dele ter poupado o time principal e ter escalado um mistão com uma jovem defesa inexperiente em pleno Dérbi deixa claro que ele ainda tem dificuldade, por exemplo, de entender como funciona a principal rivalidade do Estado. Por mais que exista um duelo importante pela Libertadores contra o Boca Juniors no meio de semana, não se pode poupar jogador em uma partida dessas. Em quase meio século de vida eu nunca tinha visto um treinador fazer isso. Chega a parecer ignorância! Ou de repente o ‘mister’ Vítor Pereira vive em Nárnia, mundo fantástico criado pelo escritor irlandês Clive Staples Lewis como local narrativo para As Crônicas de Nárnia.

E acho que só pode ser isso. Porque veja só o caso do Abel. Colocou seu principal time, respeitou o adversário e deitou e rolou. O placar de 3 a 0 foi pouco tamanha a superioridade. Certamente o torcedor corintiano ficou com bronca do técnico e de sua equipe. A situação piorou quando nem ele e nem ninguém foi a público explicar tamanho vexame. Fruto de uma campanha criada pela diretoria para combater a fake news e a violência extracampo. Posso falar? A campanha cabe, mas é totalmente descabido não ouvir ninguém. Motivo para irritar até o mais otimista torcedor corintiano. Quero só ver se a vitória contra o Boca não vier, viu? VP vai ter que levar muita gente pra morar com ele em Nárnia.

Resenha com o Kascão: "O Portuga do Timão vive em Nárnia?"

Retranca boa?

Óbvio que ninguém gosta de ver o futebol de um time que se retranca demais. Afinal a alegria do esporte é ver a bola na rede. Mas tem um treinador que apesar de colocar suas equipes pra jogar mais na defensiva, sabe trabalhar e mudar cenários negativos. É o caso do Mano Menezes. Depois de uma ótima campanha no Cruzeiro, onde foi bicampeão da Copa do Brasil, ele ficou um tempão desempregado. Teve muito clube de bode dele. Mas o Inter que estava no fundo do poço resolveu apostar. Pois bem, estreou contra o bom time do Fluminense em pleno Maracanã e já venceu por 1 a 0, gol de Alemão. Na real o Colorado está com uma equipe bem meia boca. Vamos ver até quando o Mano vai fazer milagres.

Compartilhe  

últimas notícias