O presidente participou do lançamento de uma nova campanha de vacinação nesta segunda-feira (27) em evento

Thais Bueno Publicado em 27/02/2023, às 16h34
Na tarde desta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez parte de um evento que ocorreu na cidade de Guará, no Distrito Federal, com o objetivo de realizar o lançamento da campanha nacional de vacinação da bivalente contra covid-19.
Durante o evento, Lula foi vacinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é médico, com a quinta dose da vacina contra o coronavírus - no caso, a bivalente. Após ter sido vacinado e ter feito um drama de brincadeira, ele discursou.
Em seu pronunciamento, o presidente fez um apelo para a população se vacinar e afirmou que esse é um gesto para as pessoas não morrerem por "falta de responsabilidade".
"Daqui para frente, a hora que vocês lerem um aviso, virem na televisão um aviso, uma propaganda no rádio ou na internet que está dando vacina no bairro de vocês, na vila de vocês, na cidade de vocês, pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis. Se tiver vacina, vá lá tomar a vacina, porque a vacina é a única garantia que você tem de não morrer por falta de responsabilidade. A vacina é uma garantia de vida", declarou Lula.
Lula ainda disse que não entende como os pais não querem mais levar os filhos para serem vacinados. Vale mencionar que, presentes no evento, também estavam Nísia Trindade, ministra da saúde, e Janja da Silva, a primeira-dama do país.
"Não posso compreender uma mãe que se recusa a levar um filho para tomar vacina contra uma possível paralisia infantil. Ou seja, na hora de não dar a vacina pode parecer bonito. Mas a hora em que a criança pega a paralisia, aí a gente vai sofrer para o resto da vida uma coisa que a gente poderia ter evitado".
Assista:
A campanha de vacinação planejada pelo governo Lula trabalhará com alguma ações para que possa ampliar o percentual de brasileiros imunizados com todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A mensagem da campanha é a seguinte: "Vacina é vida. Vacina é para todos". Vale lembrar também que a mobilização inclui não só a vacinação contra a Covid-19, mas também a de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em diversas etapas.
Algumas figuras públicas foram escolhidas pelo Ministério da Saúde para ajudarem no processo de convencimento da população em toda a duração da campanha.
Entre eles estão a apresentadora Xuxa Meneghel e o influencer Ivan Baron, ativista pela causa das pessoas com deficiência. Para quem não se lembra, ele subiu a rampa presidencial durante a posse do presidente Lula.
A partir desta segunda-feira (27), pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do esquema de imunização contra a Covid-19 já poderão tomar o reforço da vacina bivalente da Pfizer.
O imunizante é uma atualização em relação às primeiras vacinas fabricadas no combate ao coronavírus e protege contra a cepa original da Covid e as subvariantes ômicron.
Segundo informações do g1, com a vacina bivalente, o objetivo é expandir a capacidade de imunização específica contra as subvariantes ômicron e melhorar a proteção da população.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas