A vacina funciona como uma atualização dos primeiras imunizantes fabricados

Nathalia Jesus Publicado em 27/02/2023, às 08h36
A partir desta segunda-feira (27), pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do esquema de imunização contra a Covid-19 já poderão tomar o reforço da vacina bivalente da Pfizer.
O imunizante é uma atualização em relação às primeiras vacinas fabricadas no combate ao coronavírus e protege contra a cepa original da Covid e as subvariantes ômicron.
Segundo informações do g1, com a vacina bivalente, o objetivo é expandir a capacidade de imunização específica contra as subvariantes ômicron e melhorar a proteção da população.
De acordo com Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunoprevisíveis, a vacina bivalente idealmente só pode ser tomada por quem já tem duas doses tomadas no esquema vacinal.
A meta da campanha de vacinação é imunizar 90% do grupo prioritário com o reforço bivalente. Nesta primeira fase, pessoas com mais de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilomboloas.
No próximos momento de campanha, idosos entre 60 e 69 anos, gestantes, pessoas com deficiência permanente e profissionais da saúde serão incluídos no calendário.
Pessoas com imunidade baixa são conhecidas como imussuprimidas ou imocomprometidas. Esse grupo prioritário não tem relação direta com o de pessoas com comorbidades, apesar de as duas condições poderem ser aplicadas no mesmo paciente.
São eles:
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado