Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde Pública

Viagens na pandemia: veja lista de países que exigem teste ou vacina contra covid-19 para os turistas

Em algumas nações é obrigatório apresentação do comprovante de vacinação, enquanto outras flexibilizam a regra

Em muitos países europeus, as exigências de testes de covid-19 vêm caindo - Imagem: Freepik
Em muitos países europeus, as exigências de testes de covid-19 vêm caindo - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 27/07/2022, às 11h23


A vacinação em massa contra covid-19 representou um alívio para o setor de turismo, visto que muitos países aproveitaram a oportunidade para flexibilizar suas medidas de restrição para a entrada de viajantes. Nesse cenário, algumas fronteiras afrouxaram as exigências para vacinação e testes da doença durante a viagem.

Ao contrário do que se percebeu alguns meses atrás, certos países não estão solicitando aos turistas testes de covid-19, sem avaliar se ele está com a vacinação completa ou não. Essa tendência vem crescendo nos países da União Europeia, tanto que são poucos os que ainda fazem a exigência.

No caso de Portugal, as autoridades deixaram de lado o requisito no início de julho. A partir de agora, turistas não precisam apresentar comprovante de vacinação para entrar no país. Mesmo assim, o governo mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em transportes públicos.

Por outro lado, na França e Espanha, os viajantes ainda precisam apresentar testes contra covid-19, mas essa regra se aplica apenas em pessoas que não estão imunizadas contra o vírus.

Nos Estados Unidos, os viajantes ainda devem ter a vacinação completa para entrar no país. No entanto, as autoridades revogaram a exigência de teste nos últimos meses.

Status de vacinação:

Antes de viajar, é necessário que o indivíduo esteja ciente da sua situação de saúde, caso ele se enquadre nos grupos dos vacinados, dos imunizados incompletos (aqueles que não tomaram a 2º ou 3º dose) ou dos não vacinados.

Essas condições podem ser determinantes sobre quais países terá ou não passe livre. Algumas nações mantém a exigência do testes PCR negativo com antecedência de 72 horas antes do embarque ou de antígeno 48 ou 24 horas antes da chegada do passageiro ao país.

Diante disso, é fundamental se informar em sites oficiais ou de embaixadas sobre quais são as regras para entrar em cada nação, tendo em mente que esses requisitos mudam conforme a condição do país.

Os países que recebem turistas totalmente vacinados e não exigem teste de covid-19:

Aruba, Andorra, Albânia, Argentina, Argélia, Austrália, Alemanha, Bélgica, Brunei, Bósnia, Botsuana, Croácia, Costa Rica, Curaçao, República Tcheca, Estônia, Geórgia, Hungria, Islândia, Hungria, Jamaica, Lituânia, Malásia, Malta, Maldivas, Montenegro, Marrocos, Panamá, Portugal, Polônia, Sri Lanka, Suécia, Tailândia e Tanzânia.

Consulte a lista completa neste site.

Países que recebem turistas não-vacinados e exigem ou recomendam teste de covid-19:

Algeria, Angola, Bahamas, Barbados, Bolívia, Botswana, Cambodia, Cuba, Chile Colômbia, Equador, França, Polinésia Francesa, Guatemala, Índia, Irã, Japão, Marrocos, Paraguai, Seychelles, Coreia do Sul, Tailândia, Uruguai e Zâmbia.

Consulte a lista completa neste site.

Antes de embarcar, o viajante precisa ficar atento que nessa lista existem diferentes requisitos entre os países. Para vacinados, por exemplo, o país pode exigir o teste, mas escolher ao acaso para fazer teste PCR ou antígeno na chegada. No caso da Colômbia, por exemplo, a pessoa que está só parcialmente vacinada deve apresentar teste PCR ou antígeno na chegada.

Países que recebem turistas não vacinados e não exigem testes de covid-19 de nenhum grupo:

Albânia, Andorra, Argentina, Armênia, Aruba, Austrália, Áustria, Bélgica, Belize, Costa Rica, Curaçao, Dinamarca, Egito, Dinamarca, Ilhas Faroé, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, México, Jamaica, Mongólia, Polônia, Portugal, Sérvia e outros.

Veja a lista completa aqui.

Países que não recebem turistas não imunizados e aceitam turistas vacinados sem necessidade de teste:

Samoa Americana, Bermuda, Anguilla, Azerbaijão, Brunei, Camarões, Canadá, Estados Unidos, Ilhas Cayman, China Continental, Ilhas Cook, Ilhas Virgens Americanas, Guiné Equatorial, Fiji, Filipinas, Gana, Guam, Guiana, Hong Kong, Iraque, Ilhas Turcas e Caicos, Quênia, Libéria, Luxemburgo, Macau, Países Baixos (Holanda), Paquistão, Palau, Papa Nova Guiné, Porto Rico, São Cristóvão e Névis (Saint Kitts and Nevis), Taiwan, Singapura, Ilhas Salomão, Samoa, Singapura, Tonga, Ucrânia e Nova Zelândia.

Na Nova Zelândia todos (vacinados e não-vacinados) precisam fazer dois testes de antígeno na chegada ao país e um terceiro cinco dias depois. O governo neozelandês aplicou diferentes regras para cada nacionalidade. No caso dos brasileiros, não são aceitos viajantes que estejam completamente imunizados.

Há a necessidade de teste de covid-19 para voltar ao Brasil?

Em abril, o governo revogou a necessidade de testes de covid-19 para quem chega ao território nacional. Aqueles que desembarcam no Brasil e já estão vacinados, devem apresentar somente o comprovante de vacinação à companhia aérea antes do embarque.

Em contrapartida, viajantes que não estão completamente vacinados (brasileiros e estrangeiros no território nacional), aqueles que apresentem alguma contraindicação à vacinação (apresentando laudo médico) ou oriundos de países com baixa cobertura vacinal devem apresentar à companhia aérea testes para covid-19 com resultado negativo ou não detectável, podendo ser antígeno ou PCR, realizado um dia antes do momento de embarque.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os estrangeiros que não estão completamente vacinados ainda estão impedidos de entrar no país, mas há ressalvas.

Compartilhe  

últimas notícias