Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE RESPIRATÓRIA

Veja como prevenir problemas respiratórios causados pelo calor

Apesar de serem mais frequentes durante o inverno, as doenças respiratórias também são uma grande problema durante o verão

Apesar de serem mais frequente durante o inverno, as doenças respiratórias também são uma grande problema durante o verão - Imagem: Reprodução/Pexels
Apesar de serem mais frequente durante o inverno, as doenças respiratórias também são uma grande problema durante o verão - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 02/01/2024, às 09h59


Apesar de serem mais frequente durante o inverno, as doenças respiratórias também são uma grande problema durante o verão. A combinação das temperaturas mais altas, baixa umidade do ar e o tempo mais seco, contribuem para um aumento de casos de gripes, resfriados, rinite, asma, sinusite e outras diversas doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), além da maior incidência de dengue.

Segundo o Metrópoles, o médico intensivista Fábio Basilio, do Centro de Estudos e Pequisas Dr. João Amorim (Cejam), informou que essas doenças são preocupantes principalmente entre as populações mais idosas, crianças e pessoas com comorbidades e problemas crônicos, mais vulneráveis ao agravamento do quadro.

Um estudo foi realizado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e mostrou que há um importante aumento na mortalidade hospitalar por doenças respiratórias associadas às altas temperaturas.

O artigo, que foi publicado na revista The Lancet Regional Health, sugeriu que o crescimento dos casos de doenças respiratórias agudas durante o calor, responsáveis pelo risco aumentado de óbito, está mais relacionado ao agravamento de doenças crônicas e infecciosas do que com a própria propagação de novas infecções - que é mais comum em períodos frios.

Ações de conscientização são importantes neste momento para esclarecer a população sobre os impactos da exposição prolongada ao calor e à poluição do ar, especialmente aqueles que já sofrem de condições respiratórias pré-existentes", afirmou o médico.

Nos dias mais quentes, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. O doutor Basilio deu cinco dicas para a prevenção dessas doenças respiratórias:

Hidrate-se adequadamente 

Beba água ou suco naturais, mesmo que não sinta sede - e, evite bebidas alcoólicas, elas contribuem para o processo de desidratação do corpo.

Evite exposição ao sol

Por mais que o verão seja atrativo para atividades ao ar livre, o ideal é evitar exposição direta ao sol, no período de pico, entre 10h e 16h.

Utilize protetor solar

Essencial para evitar os problemas de pele, o protetor deve ser reaplicado, em média, a cada duas horas. 

Vista roupas leves

Dê preferência a roupas leves e utilize chapéus e óculos escuros para se proteger dos raios solares.

Mantenha os ambientes arejados

Um ambiente bem ventilado contribui com a prevenção de alergias e propagação de vírus respiratórios.

O doutor Basilio ainda reforçou que, qualquer sintoma ou desconforto persistente deve ser avaliado imediatamente por um médico.

A atenção vale sobretudo às pessoas portadoras de asma, bronquite e outros quadros crônicos. Orientamos que, nesses casos, o paciente procure atendimento de emergência para realizar o acompanhamento adequado".
Compartilhe  

últimas notícias