Diário de São Paulo
Siga-nos
Mpox

'Varíola dos Macacos': campanha de vacinação inicia no Brasil

Para a doença viral, mais de 46 mil doses serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira (13)

Mais de 46 mil doses serão aplicadas a partir desta segunda-feira (13) contra a Mpox. - Imagem: reprodução I Freepik
Mais de 46 mil doses serão aplicadas a partir desta segunda-feira (13) contra a Mpox. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 08/03/2023, às 14h14


A doença viral conhecida antigamente como Varíola dos Macacos, agora chamada de Mpox, terá uma campanha de imunização a partir desta segunda-feira (13) no Brasil. A prioridade, em primeira mão, serão os grupos de risco que possuem a propensão a desenvolver uma forma mais grave da doença. 

De acordo com o portal G1, a informação foi confirmada pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério de Saúde, Ethel Maciel. Para o combate a doença, 46 mil doses estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Ministério da Saúde ressalta que duas doses deverão completar o esquema vacinal especificamente para a Mpox, com a vacina Jynneos/Imvanex, destinadas a adultos de 18 anos ou superior a essa mesma idade.

Nesse caso, em maior prioridade, estão inclusos agentes da área da saúde, além de pessoas pré-expostas ao vírus que vivem com Aids/HIV como homens cisgêneros, travestis, mulheres transexuais e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos 6 meses.

No caso da vacinação pós-exposição ao Mpox, ou seja, as pessoas que já tiveram contato direto com os fluídos e secreções corporais (em risco alto ou médio) por indivíduos suspeitas ou confirmados, também devem ser vacinadas.

Vale lembrar que a ação é importante porque, no ano passado, foi identificado um surto mundial do vírus. Apesar de ter sido identificada a primeira vez em uma colônia de macacos em 1958, a proliferação de 2022 não tem nada a ver com os primatas e foram, sim, atribuídas comprovadamente à contaminação por transmissão entre pessoas.

Compartilhe  

últimas notícias