Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

SUS oferece tratamento para hábito de fumar e dependência da nicotina

A medida foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União

Foi publicado no DOU o tratamento para o tabagismo e a dependência da nicotina no SUS. - Imagem: reprodução I Freepik
Foi publicado no DOU o tratamento para o tabagismo e a dependência da nicotina no SUS. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 13/06/2023, às 14h35


Nesta terça-feira (13), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o tratamento para o tabagismo e a dependência da nicotina no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com informações do portal UOL, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) tem como objetivo reduzir a quantidade de usuários no país. 

O documento alega também a missão de ''articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco''.

As secretarias Estaduais e Municipais de Saúde estão responsáveis, então, por implementar o programa em suas áreas de atuação por meio da coordenação nacional do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Pilares do PNCT - cuidado integral: 

  • Cuidado integral: prevenção e promoção de saúde;
  • Educação e vigilância: qualificação de profissionais, gestores do PNCT e pessoas que atuam na vigilânia sanitária; formento de ações voltadas à população;
  • Tratamento, prevenção da iniciação e proteção da exposição à fumaça: monitoramento do consumo de tabaco. 

A Pesquisa Nacional de Sáude mostra que o Brasil, em 2019, mantinha 12,8% da população usuárias do tabaco ou seus derivados, além de 9,2% fumantes passivos. A Organização Mundial da Sáude (OMS) expôs que, a cada dia, 443 pessoas morrem no país por causa do tabagismo. 

Compartilhe  

últimas notícias