Diário de São Paulo
Siga-nos
Trend perigosa

Moda bizarra do TikTok é prejudicial à saúde e especialistas fazem alerta

O desafio de 'fumar cotonete' tem viralizado na rede social

Moda bizarra do TikTok é prejudicial à saúde e especialistas fazem alerta - Imagem: Unsplash
Moda bizarra do TikTok é prejudicial à saúde e especialistas fazem alerta - Imagem: Unsplash

Nathalia Jesus Publicado em 08/11/2022, às 12h05


O novo viral do TikTok é simular a prática do tabagismo com cotonetes. O desafio consiste em queimar o algodão e inalar a fumaça tóxica que resulta da queima das hastes flexíveis.

Em alguns vídeos em que a 'tendência' é praticada, alguns jovens encenam cenas clássicas de filmes e séries onde os personagens são fumantes.

Porém, a trend do TikTok tem preocupado alguns especialistas por se tratar da inalação de substâncias altamente tóxicas e prejudiciais à saúde.

De acordo com pneumologistas, a prática é particularmente danosa, pois as substâncias liberadas pelo plástico e pelo algodão podem desencadear diversas doenças pulmonares como bronquite, asma e até bissinose, doença grave que afeta pessoas que trabalham com algodão processado.

“Para começar, a queima do algodão traz monóxido de carbono. Ele se liga às moléculas da hemoglobina de forma fixa. A hemoglobina que carrega o oxigênio. Como ela está impedida pela ligação do monóxido de carbono, a gente só tem a renovação (do oxigênio no sangue) quando a hemácia perde a vida útil. Claro que essas hemácias serão eliminadas mais cedo, mas há um prejuízo que é a perda da capacidade de oxigenação do sangue”, diz a pneumologista Michelle Andreata ao portal O TEMPO.

Além do alerta à saúde dos jovens, Andreata também comenta sobre a importância da vigilância dos pais diante dos conteúdos consumidos pelas crianças no TikTok e em outras redes sociais, principalmente as mais novas.

Compartilhe  

últimas notícias