Diário de São Paulo
Siga-nos
Planos médicos

Saiba quais são as dúvidas mais frequentes sobre convênios médicos

Através de um levantamento, o Google Trends revela quais são as dúvidas mais pesquisadas por brasileiros sobre os convênios médicos

Saiba quais são as dúvidas mais frequentes sobre convênios médicos - Imagem: Reprodução Pexels
Saiba quais são as dúvidas mais frequentes sobre convênios médicos - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 17/12/2023, às 10h31


Foi feito levantamento pelo próprio Google Trends com as dúvidas mais pesquisadas em relação à saúde e planos de saúde e procedimentos pelos brasileiros.

Veja a lista abaixo:

1-Plano de saúde cobre cirurgia plástica?

2-Plano de saúde cobre bariátrica?

3-Plano de saúde cobre DIU?

4-Plano de saúde cobre vacina?

5-Plano de saúde cobre vasectomia?

6-Plano de saúde cobre parto?

7-Plano de saúde cobre cirurgia de silicone?

8-Plano de saúde cobre nutricionista?

9-Plano de saúde cobre lipedema?

10-Plano de saúde cobre fisioterapia?

Porém tudo irá depender de qual é o convênio e os tipos de planos que ele possui. O plano pode ser apenas ambulatorial (sem cobertura de internação), hospitalar (com ou sem obstetrícia), referência ou odontológico.

Foi criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), uma lista de procedimentos/tratamentos, exames e consultas que os convênios têm obrigação de fornecer para os pacientes, segundo o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Vale destacar que a obrigatoriedade só é válida para aqueles que se conveniaram a algum plano após 2 de janeiro de 1999, ou aqueles que foram adaptados para essa medida da Lei dos Planos de Saúde.

É possível consultar se um exame específico está coberto pelo seu tipo de plano neste link disponibilizado pela ANS.

Contudo, as diretrizes de utilização são muito importantes ao serem seguidas a risca por terem exceções em certos procedimentos e exames com critérios como sexo, idade, histórico familiar, condição clínica, entre outros.

De acordo com a CNN Brasil, as dúvidas sobre as cirurgias plásticas lideram o ranking de dúvidas, porém é importante ressaltar que apenas em casos de reparação esse tipo de procedimento entra como parte dos serviços obrigatórios, diferente dos casos estéticos, que não são cobertos.

As cirurgias com foco em reparação, são aquelas que são realizadas para corrigir alguma deformidade, ou reparar alguma lesão com intenção de devolver ao estado original algum resultado de trauma e trazer de volta a qualidade de vida do paciente.

Compartilhe  

últimas notícias