Diário de São Paulo
Siga-nos
Novidade

Governo vai oferecer cirurgia plástica para alunos que sofrem bullying na escola

A ideia foi conter a evasão escolar por conta de constrangimentos

Governo vai oferecer cirurgia plástica para alunos que sofrem bullying na escola - Imagem: reprodução Freepik
Governo vai oferecer cirurgia plástica para alunos que sofrem bullying na escola - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 10/05/2023, às 11h11


Na última segunda-feira (08) o governo de Mato Grosso do Sulanunciou uma estratégia para conter a evasão escolar por conta do bullying sofrido por estudantes nas escolas: oferecer cirurgias plásticas aos jovens.

De acordo com o jornal O Tempo, o novo programa usa recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para pagar os procedimentos em hospitais municipais e privados como otoplastia - para corrigir as chamadas "orelhas de abano" -, estrabismo, redução de mamas e até correção de cicatrizes.

Ao anunciar a ação, o governo de Eduardo Riedel (PSDB) argumentou que os episódios de humilhação e agressão entre estudantes são cada vez mais frequentes e seguem desafiando a organização das escolas. Segundo a gestão estadual, o MS registrou 142 casos desse tipo apenas em 2022.

Além disso, de acordo com a Exame, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado também em 2022, um total de 40% dos estudantes brasileiros admitiu já ter sofrido com as consequências do bullying na escola, sejam em episódios de provocação ou intimidação.

As cirurgias reparadoras a estudantes são fruto de uma parceria das secretarias da Educação e da Saúde e integram o projeto 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila'.

Compartilhe  

últimas notícias