Diário de São Paulo
Siga-nos
População, saúde e cidade

Máscaras deixam de ser obrigatórias em transportes públicos em SP

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (02) pelo governo do estado de São Paulo e entra em vigor a partir desta sexta-feira (03)

O governo do estado de São Paulo decidiu retirar o uso da obrigatoriedade de máscaras nos ônibus, trens e metrôs. - Imagem: reprodução I Freepik
O governo do estado de São Paulo decidiu retirar o uso da obrigatoriedade de máscaras nos ônibus, trens e metrôs. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 02/03/2023, às 14h18


O governo do estado de São Paulo decidiu nesta quinta-feira (02) retirar o uso da obrigatoriedade de máscaras nos ônibus, trens e metrôs da cidade. Apesar da determinação, a medida só entra em vigor para a população a partir desta sexta-feira (03).

Isso tudo porque, após a definição do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Comitê Executivo do estado se reuniu para argumentar sobre a liberação.

Em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, que informou que seguirá as orientações do governo, o uso de máscara permanece obrigatório nos serviços de saúde de todo o estado, seja filantrópico, público ou particular.

Ainda segue, também, de extrema importância que idosos (ou mais de 65 anos de idade), pessoas com alguma imunodeficiência, comorbidades ou problemas no sistema respiratório continuem utilizando a máscara nos transportes públicos.

Em nota, o governo afirmou que acompanha a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores e, até o momento, não foram monitorados aumentos significativos ou que coloque em risco o sistema de saúde público do estado.

''Nós reconhecemos a importância das máscaras e sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada de equipamento sem prejudicar os serviços de saúde'', citou o Secretário de Saúde, Eleuses Paiva.

Compartilhe  

últimas notícias