Força Nacional do SUS já realizou mais de 3.600 atendimentos em São José do Rio Preto, uma das cidades mais afetadas

Gabriela Thier Publicado em 09/04/2025, às 17h03
Em uma resposta contundente à crescente ameaça da dengue, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou um novo conjunto de iniciativas que abrangerá 80 cidades, com especial atenção para aquelas que apresentam altas taxas de transmissão e que possuem populações superiores a 100 mil habitantes. O objetivo principal dessas medidas é aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde, especialmente nas áreas urbanas mais densamente povoadas.
Na coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (8), o ministro Alexandre Padilha apresentou as ações planejadas, que incluem a mobilização da Força Nacional do SUS. Esta força atuará na instalação de até 150 centros de hidratação e fornecerá 100 leitos por município afetado, totalizando um investimento significativo de R$ 300 milhões.
A escolha das cidades priorizadas foi fundamentada em dados que indicam um risco elevado em localidades com mais de 80 mil habitantes. O Ministério da Saúde reafirma seu compromisso em reorganizar a assistência médica, focando na diminuição de casos severos e mortes decorrentes da dengue. Para isso, foi lançada a campanha "Se pode ser dengue, pode ser grave", que visa alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.
Até o momento, a Força Nacional do SUS já registrou mais de 3.600 atendimentos em São José do Rio Preto, que atualmente enfrenta uma das situações mais críticas relacionadas à dengue no país.
Além das iniciativas voltadas para assistência médica, o Ministério planeja intensificar as campanhas de conscientização sobre a vacinação contra a dengue, quando disponível, e implementar ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para apoiar essas atividades, serão distribuídos 1.260 equipamentos UBV portáteis destinados à pulverização de inseticida, com o intuito de eliminar os focos do mosquito transmissor.
A colaboração da população é considerada fundamental neste esforço. Assim, diversas ações de conscientização estão sendo realizadas para incentivar cada cidadão a cuidar do seu ambiente doméstico, prevenindo assim a proliferação do mosquito em suas residências.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil

Ex-jogador Leandro Guerreiro é preso por dívida de pensão alimentícia em São Paulo

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

Em depoimento, Bolsonaro diz que não podia ficar desarmado durante prisão domiciliar: “três mulheres em casa”