Diário de São Paulo
Siga-nos
Negligência!

Menino de 4 anos morre nos braços da mãe após médicos recusarem atendê-lo 6 vezes

A criança não resistiu aos danos provocados por um grande tumor cerebral

A mãe Nadia Majid e o pai Sarfraz fizeram tudo que podiam para salvar o filho - Imagem: reprodução/The Sun
A mãe Nadia Majid e o pai Sarfraz fizeram tudo que podiam para salvar o filho - Imagem: reprodução/The Sun

Mateus Omena Publicado em 01/02/2023, às 16h03


Um menino de 4 anos morreu nos braços de sua mãe em decorrência de um tumor cerebral, após ter atendimentos recusados seis vezes por clínicos-gerais, mesmo o garoto em estado crítico.

A tragédia aconteceu em Airdrie, North Lanarkshire, no Reino Unido, informou o jornal The Sun.

O pequeno Rayhan Majid começou a reclamar de fortes dores de cabeça em outubro de 2017 e sua mãe, Nadia, o levou ao hospital. No entanto, os médicos afirmaram que não havia nada de errado com ele.

A mãe disse que foi dispensada por médicos seis vezes antes de levar seu filho para o pronto-socorro. Foi lá que novos testes revelaram que o menino de quatro anos tinha uma massa de 3 cm x 4 cm em seu cérebro.

Os médicos descobriram que o tumor meduloblastoma agressivo de grau três estava afetando seu tronco cerebral. Menos de um ano após seu diagnóstico, Rayhan morreu, em 7 de abril de 2018, nos braços de sua mãe Nadia e seu pai Sarfraz.

Nadia disse que seu filho era saudável e ativo, sempre praticando natação, taekwondo e futebol.

"Ele nunca ficou doente, mas em outubro de 2017, quando tinha quatro anos, acordou chorando uma noite", disse. "Quando fui até ele, ele estava segurando a cabeça e dizendo que estava quente, mas eu não conseguia fazer contato visual ou chegar até ele. Rayhan começou a acordar várias vezes à noite com dor de cabeça e vomitava pela manhã."

Nadia acrescentou que não era uma doença normal e disse que seu filho estava vomitando constantemente.

"Foi quando meus alarmes começaram a tocar", declarou. "Sabíamos que algo não estava certo, então o levamos aos médicos, mas eles não ajudaram muito.

Seus pais estavam convencidos de que havia algo errado, mas disseram que não queriam voltar aos médicos que os dispensavam continuamente. Eles decidiram levá-lo para o Queen Elizabeth University Hospital em Glasgow .

Rayhan foi submetido a uma cirurgia para remover o máximo possível do tumor e seus pais foram informados de que ele precisaria de seis semanas de radioterapia e quatro meses de quimioterapia.

Mas antes mesmo de o tratamento começar, outro exame de ressonância magnética revelou a notícia devastadora de que o câncer havia se espalhado.

Nadia, que também é mãe de Eliza, de cinco anos, e Zak, de 14, acrescentou: “Depois da operação, Rayhan desenvolveu mutismo cerebelar e não conseguia falar ou andar. Ele deixou de ser um menino vibrante, cheio de energia e risonho, para ser silencioso e incapaz de se mover. Por suas expressões, pudemos ver que ele estava com dor, mas ele não poderia nos dizer o que estava errado."

Apesar de completar a radioterapia e sua primeira rodada de quimioterapia, Rayhan morreu em 7 de abril de 2018.

Nadia acrescentou: "Nós seguramos nosso amado menino e dissemos a ele o quanto o amávamos até as 04h22 de sábado, 7 de abril, quando nosso Rayhan deu seu último suspiro".

Superação

Nada agora está assumindo um desafio de 10.000 passos por dia para arrecadar dinheiro para a Pesquisa de Tumores Cerebrais.

"Eu me inscrevi no desafio de 10.000 passos por dia da Brain Tumor Research em fevereiro de 2022 junto com minhas irmãs, primas e amigos porque a campanha tem um grande importância para mim. O ato de caminhar está tão interligado com minhas memórias de Rayhan”.

E acrescentou: “Nossa campanha de arrecadação de fundos ‘Steps for Rayhan’ (‘Passos por Rayhan’, em tradução livre) tem como meta geral arrecadar 4 mil libras para a pesquisa de tumores cerebrais para ajudar a trazer melhores resultados para pacientes com tumores cerebrais, para que as famílias não sejam devastadas como a nossa”.

Compartilhe  

últimas notícias