Diário de São Paulo
Siga-nos
Brasil

Mais Médicos: programa bate recorde de profissionais em atuação desde a retomada

A expectativa do Governo Federal é de que cerca de 96 milhões de brasileiros possam acessar a assistência adequada em saúde até o final do ano

Programa Mais Médicos bate recorde de 18,5 mil profissionais em atuação, principalmente na atenção primária à saúde. - Imagem: reprodução I Pexels
Programa Mais Médicos bate recorde de 18,5 mil profissionais em atuação, principalmente na atenção primária à saúde. - Imagem: reprodução I Pexels

Juliane Moreti Publicado em 05/09/2023, às 15h00


Seis meses depois do Governo Federal retomar o Mais Médicos, o programa bateu recorde histórico de profissionais em atuação, com 18,5 mil médicos, principalmente na atenção primária à saúde no Brasil. 

De acordo com informações do portal do governo, até então, o maior número de pessoas da área da sáude registradas em atividade no programa foi em 2015, no Governo Dilma, com 18,2 mil qualificados.

Nesse período, houve a ampliação da participação de profissionais cubanos, e, agora, a maior parcela é de médicos brasileiros formados, inclusive, no Brasil, logo seguido de especialistas formados no exterior. 

Vale citar também que, sobre o aumento, cerca de 13 mil vagas correspondem a novas oportunidades abertas em 2023 pela gestão da ministra Nísia Trindade, sendo mais de 4 mil municípios atendidos, com maior concentração de médicos principalmente em áreas de vulnerabilidade. 

Apesar do bom resultado, a expectativa do Governo Federal é que até o fim de 2023, em todas as regiões do país, cada vez mais qualificados venham aderir ao programa, com uma meta em número, conforme destacado pelo presidente Lula: 28 mil. 

A retomada do programa também trouxe oportunidades de formação e especialização para os profissionais, com preferências para médicos formados no Brasil, além de benefícios para os que atuarem em áreas periféricas. 

Compartilhe  

últimas notícias