Diário de São Paulo
Siga-nos

Escândalo na indústria alimentícia: Anvisa interdita produção de uma das maiores marcas do Brasil por irregularidades graves

Durante inspeção, foram encontradas irregularidades nas fábricas da empresa pelo órgão responsável

ANVISA. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil
ANVISA. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 30/03/2023, às 10h18


Nesta quarta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos produzidos pela marca Fugini, localizada em Monte Alto, São Paulo. Entre os produtos afetados estão molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais. 

A decisão foi tomada após uma inspeção sanitária na fábrica da empresa revelar graves falhas nas boas práticas de fabricação, incluindo higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade. A Anvisa enfatiza que essas falhas podem afetar a qualidade e segurança dos produtos. A suspensão afetará apenas os produtos em estoque, e a empresa só poderá retomar suas atividades após adequar seus processos de fabricaçãoàs boas práticas definidas pela Anvisa. 

Além disso, a Anvisa fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidore para proteger a saúde dos consumidores.

Por outro lado, a Fugini utilizou as redes sociais para se pronunciar a respeito do ocorrido. Em comunicado, informou que a fábrica inspecionada já modificouos processos e procedimentos internos indicados.

"A fim de manter nossa postura transparente e de respeito aos clientes, esclarecemos o seguinte sobre as informações imprecisas que têm sido divulgadas nas mídias sociais. Submetemos uma de nossas fábricas, localizada em Monte Alto - SP, a uma inspeção que resultou em uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos. Respeitamos prontamente e realizamos as modificações necessárias. É importante ressaltar que nenhum lote foi retirado do mercado e que a venda e consumo dos nossos produtos continuam normalmente, nos pontos de venda do varejo", declarou a empresa.

Compartilhe  

últimas notícias