Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Crianças menores de cinco anos são vítimas fatais da dengue

Levantamento do Observa Infância revela dados alarmantes sobre a incidência da doença no Brasil

Dengue - Imagem: Reprodução | Freepik
Dengue - Imagem: Reprodução | Freepik

Marina Milani Publicado em 20/03/2024, às 07h50


Um recente levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trouxe à tona números alarmantes sobre a mortalidade por dengue entre crianças no Brasil. De acordo com os dados, crianças com menos de cinco anos são as mais afetadas pela doença, seguidas pelas faixas etárias de cinco a nove anos e de 10 a 14 anos.

O estudo analisou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde referentes às primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024, até 9 de março. Segundo Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância, embora o menor número de casos esteja concentrado entre as crianças de zero a cinco anos, essa faixa etária foi a que registrou o maior número de vítimas fatais das formas mais graves da doença. Diante desse cenário, ele enfatiza a importância da vacinação e da adoção de medidas profiláticas para proteger as crianças.

Ao todo, foram notificados 239.402 casos em crianças até 14 anos em todo o país, com destaque para a incidência entre adolescentes de 10 a 14 anos. No que diz respeito às mortes, 52 óbitos foram registrados, sendo 44,2% das vítimas com menos de cinco anos. O estudo também revela um aumento de 21,2% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em relação à anterior, indicando a urgência de reforçar as medidas de prevenção.

A análise da letalidade mostra que a faixa etária inferior a cinco anos apresenta uma letalidade cinco vezes superior à faixa de 10 a 14 anos. Além disso, a letalidade confirmada em crianças de cinco a nove anos é três vezes maior do que entre os adolescentes de 10 a 14 anos.

O Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica que visa levar informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos ao conhecimento da sociedade. 

Compartilhe  

últimas notícias