Diário de São Paulo
Siga-nos
COVID-19

COVID-19: imunização será anual para crianças e grupos de risco a partir de 2024

A medida foi previamente analisada e aprovada pelo comitê de especialistas em imunização contra a COVID-19

COVID-19: imunização será anual para crianças e grupos de risco a partir de 2024 - Imagem: reprodução freepik
COVID-19: imunização será anual para crianças e grupos de risco a partir de 2024 - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 31/10/2023, às 17h08


O Ministério da Saúde anuncia imunização anualcontra a COVID-19 a partir de 2024 para crianças e grupos de risco. A partir do próximo ano, a vacinação será integrada ao Calendário Nacional de Vacinação, com ênfase nas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, bem como em grupos mais suscetíveis a formas graves da doença. Entre eles estão:

  • idosos;
  • imunocomprometidos;
  • gestantes e puérperas;
  • trabalhadores da saúde;
  • pessoas com comorbidades;
  • indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • Indivíduos maiores de 18 anos privados de sua liberdade, jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, profissionais que atuam no sistema de reclusão, e pessoas que vivem em condições de desabrigo;

De acordo com o órgão, a adição da medida foi previamente analisada e aprovada pelo comitê de especialistas em imunização contra a COVID-19.

"O que nós fizemos esse ano é trazer a vacina pra dentro do PNI (Programa Nacional de Imunização)", comentou Ethel Maciel, secretária de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde durante uma coletiva em Brasília na manhã desta terça.

Assim, as vacinas contra a Covid serão obrigatórias no calendário das crianças, entre 6 meses e menores de 5 anos. E a gente passa a incorporar para grupos prioritários à vacinação anual", completou.

Para promover essa iniciativa, o Ministério da Saúde planeja lançar uma nova campanha publicitária na primeira semana de novembro. Conforme informações do portal g1, a campanha tem como objetivo enfatizar a importância da realização de testes, da imunização e do tratamento contra a doença. 

Segundo o porta-voz Maciel, a COVID-19 ainda tira a vida de aproximadamente 42 pessoas diariamente em todo o país.

Atualmente, a vacinação contra a COVID-19 está disponível gratuitamente para toda a população com idade superior a 6 meses, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe  

últimas notícias