Diário de São Paulo
Siga-nos
Alimentação Saudável

Conheça os 5 alimentos mais tóxicos para o cérebro

Uma Naidoo é médica com formação em Harvard e fez uma lista de alimentos tóxicos

Uma Naidoo é médica com formação em Harvard e fez uma lista de alimentos tóxicos - Imagem: Reprodução/Freepik
Uma Naidoo é médica com formação em Harvard e fez uma lista de alimentos tóxicos - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 08/12/2023, às 10h13


A médica e especialista em cérebro da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Uma Naidoo, destacou que determinado alimentos estão entre as opções capazes de favorecer a saúde do principal órgão do sistema nervoso, é o caso de folhas verdes, frutos do mar, nozes e vegetais coloridos.

Porém, segundo o Metrópoles, nem todos os alimentos beneficiam o funcionameno cerebral. Em uma entrevista feita ao site Make It, da emissora estadunidense CNBC, Naidoo explicou que alguns preparos podem acabar sendo tóxicos ao órgão. A expert em psiquiatria nutricional sugeriu que evite o consumo de cinco ingredientes se desejar manter a memória e o foco "afiados".

Confira a lista:

1 - Alimentos feitos com óleos de sementes industriais e processados

De acordo com a especialista, os óleos são altamente processados e costumam ser extraídos da soja, milho, cártamo, canola, girassol e sementes de algodão, razão para trazerem na composição ácidos graxos ômega 6. Naidoo ainda atestou que, a substância provoca alguns efeitos negativos no organismo.

O consumo excessivo de ômega 6 pode fazer com que o corpo produza substâncias químicas que podem causar inflamação no cérebro. Se estiver salteando vegetais ou grelhando peixe ou carne, recomendo usar azeite ou óleo de abacate", ressaltou.

2 - Alimentos com açúcares adicionados e refinados

Segundo a médica, o cérebro utiliza energia na forma de glicose, ou seja, é um tipo de açúcar para alimentar as atividades celulares. Porém, um plano alimentar rico com essa substância tende a prejudicar o órgão do sistema nervoso, afetando principalmente a memória.

Não se esqueça que muitos alimentos saborosos também contêm açúcares adicionados ocultos, como molhos para massas comprados em lojas, ketchup, molhos para salada e até sopas enlatadas. Troque-os por itens caseiros feitos com ingredientes integrais".

3 - Alimentos ultraprocessados

Uma Naidoo ainda explicou que um plano alimentar com exagero em alimentos ultrapocessados deixa a saúde em perigo. 

Pode colocar você em risco de ter telômeros mais curtos — ou o ‘limite’ em nosso DNA. Apresentar essas estruturas mais longas tende a promover o envelhecimento celular saudável", esclareceu.

A médica expert em psiquiatria nutricional reforçou que diminuir os telômeros contribui para o surgimento de doenças degenartivas mais cedo na vida. Ela ainda orientou abolir os alimentos ultraprocessados e refrigerantes das refeições.

Se você não consegue pronunciar um ingrediente ou não tem ideia do que seja, é melhor evitá-lo", indicou.

4 - Alimentos com adoçantes artificiais

Consumir alimentos com adoçantes artificiais - sem valor nutricional - pode aumentar as bactérias intestinais "ruins". Naidoo salientou que esse efeito pode afetar negativamente o humor. Ela recomendou a troca das opções tóxicas por mel ou açúcar de coco.

Esses adoçantes incluem sacarina, sucralose e stévia. O aspartame pode ser especialmente prejudicial e tem sido diretamente associado à ansiedade em estudos. Também causa oxidação, o que aumenta os radicais livres nocivos no cérebro", garantiu a médica.

5 - Alimentos fritos

A médica sustentou que opções fritas ou com "aquela crostinha" crocante estão no topo do consumo de "alimentos reconfortantes". Porém, elas prejudicam o cérebro. Para fazer devidas considerações, ela abordou um estudo com 18 mil pessoas.

Pela pesquisa, os participantes que tem uma dieta rica em frituras tiveram notas menores em testes de memórias e cognição. Ela orientou cortar os alimentos fritos e recorrer a versões assadas ou preparadas no vapor.

Compartilhe  

últimas notícias