Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Brasil adota vacinação em dose única contra o HPV; entenda

O HPV é a infecção sexual mais comum em todo o mundo e a principal causa do câncer de colo de útero

Brasil adota vacinação em dose única contra o HPV; entenda. - Imagem: reprodução freepik
Brasil adota vacinação em dose única contra o HPV; entenda. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 02/04/2024, às 17h19


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na noite desta última segunda-feira (01),  que a vacinação contra o HPV no Brasilserá feita em dose única a partir de agora. Anteriormente, o país adotava um esquema de duas doses para prevenir a infecção, que é a principal causa do câncer de colo de útero.

Uma só vacina vai nos proteger a vida toda contra vários tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer de colo de útero. Não vamos deixar que crianças e jovens corram esse risco quando crescerem”, escreveu a ministra em um post em sua rede social. 

Conforme informa o portal Agência Brasil, Nísia Trindade também solicitou que estados e municípios realizem uma busca ativa por jovens até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV. Ela destacou que em 2023 foram administradas 5,6 milhões de doses da vacina, o que representa o maior número desde 2018 e um aumento de 42% em comparação com 2022.

Agora, temos mais vacinas para proteger nossa população contra os riscos causados por esse vírus. Usar apenas uma dose de vacina foi uma decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ressaltou.

Vale ressaltar que atualmente, no Brasil, a vacinação contra o HPV é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Além disso, também é indicada para vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que ainda não foram vacinadas, pessoas vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, assim como pacientes com câncer entre 9 e 45 anos de idade.

O HPV é a infecção sexual mais comum em todo o mundo e a principal causa do câncer de colo de útero. Estima-se que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com essa doença no Brasil anualmente. Apesar de ser evitável, o câncer de colo de útero ainda é o quarto tipo mais comum de câncer e a quarta causa de morte por câncer em mulheres, especialmente entre aquelas de origem negra, com baixa renda e pouca escolaridade.

Compartilhe  

últimas notícias