Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

ALERTA! Mulher infectada com subvariante Ômicron BQ.1 morre em SP

A tragédia foi confirmada nesta terça-feira (8) pela Secretaria de Saúde

O Brasil registrou 47 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24h - Imagem: Freepik
O Brasil registrou 47 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24h - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 08/11/2022, às 17h22


A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (8), a primeira morte de uma paciente infectada pela nova subvariante da Covid-19, conhecida como Ômicron BQ.1.

De acordo com a pasta, a vítima é uma mulher de 72 anos de idade que possuía comorbidades. No entanto, ainda não há informações em relação à condição vacinal da idosa.

Especialistas apontam que a sublinhagem surgiu a partir da cepa BA.5 e está sendo associada a um aumento de casos na Europa e nos Estados Unidos.

O chefe da secretaria de saúde, Jean Gorinchteyn, reforçou a importância da imunização, incluindo as doses de reforço, para a proteção contra a doença. São Paulo apresentou também um segundo paciente infectado com a subvariante. Ele possui 61 anos, passa bem e está em casa.

“Tivemos muitos pacientes que deixaram de fazer a sua quarta dose e dessa forma, pelo próprio tempo, passam a não estar idealmente protegidos, principalmente com relação às novas variantes”, afirmou Gorinchteyn, durante a inauguração do Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

As mutações presentes na BQ.1 aumentaram o poder de escape do vírus em relação à resposta imunológica desenvolvida por vacinas ou infecções anteriores.

A sublinhagem foi descoberta, à princípio, na Europa e está sendo associada ao aumento de infecções na França, Alemanha e Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a BQ.1 já está presente em, ao menos, 65 países.

Cenário epidêmico

O Brasil registrou 47 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24h. A média móvel diária de óbitos foi de 34 na última segunda-feira (7), apontando uma queda de 38% em relação ao número verificado há 14 dias.

Por outro lado, o país também registrou 4.042 novos casos da doença, totalizando 34.855.492 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, foram computadas 688.395 mortes em decorrência de problemas relacionados ao coronavírus.

Compartilhe  

últimas notícias