Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

58% de vacinados contra Covid acima de 40 anos não tomaram doses de reforço, alerta ministério

A pasta diz que a situação é preocupante, pois 94% das mortes pela doença ocorreram nesta faixa etária

Ministério afirma que apenas 34,1 milhões receberam o segundo reforço contra Covid - Imagem: Freepik
Ministério afirma que apenas 34,1 milhões receberam o segundo reforço contra Covid - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 26/05/2023, às 10h12


O Ministério da Saúde emitiu um boletim epidemiológico sobre a covid-19 e alertou que, até maio deste ano, 58% da população a partir de 40 anos que fez ciclo inicial de vacinas não completou a imunização com a segunda dose de reforço.

A pasta alega que o cenário é preocupante, pois 80,5 milhões de pessoas nessa faixa etária tomaram duas doses ou dose única (ciclo inicial), no entanto apenas 34,1 milhões receberam o segundo reforço.

No momento, o percentual de imunizados com os dois reforços está em 38,9%. Esse número é considerado abaixo da meta estimada de no mínimo 90% do público-alvo. Em relação às duas primeiras doses ou dose única (Janssen), o percentual atingiu a meta e alcançou 91% do público 40+.

Para completar a vacinação, as pessoas acima de 40 anos têm de tomar as duas doses ou vacina única da Janssen do ciclo inicial, seguido de duas doses de reforço. Atualmente, a vacina dada no país é a bivalente, que tem maior proteção.

De acordo com dados do IBGE, 87 milhões dos brasileiros (40,1% do total) tinham 40 anos ou mais em 2021, quando o processo de vacinação contra a covid-19 começou. No entanto, os especialistas em epidemias estão preocupados com essa faixa etária, pois, segundo os cartórios de registro civil, 94% das mortes de covid-19 no país foram de pessoas com 40 ou mais.

“Em muitos casos, existe a falsa sensação de proteção já que o número de casos e óbitos vêm diminuindo e que boa parte da população já tomou alguma dose da vacina. Entretanto, a pasta reforça a importância de manter a atualização das doses recomendadas para garantia da proteção contra a covid-19”, explicou o Ministério da Saúde em nota à imprensa.

Onde a situação é mais crítica?

De acordo com o portal UOL, 12 estados conseguiram alcançar a meta de cobertura vacinal para dose dois ou única para o público de 40 anos ou mais. Por outro lado, para o reforço 1, apenas Piauí e São Paulo passaram de 90%.

Em relação ao reforço 2, conhecido como quarta dose, as coberturas estão baixas e longe da meta em todos os estados.

Em outras localidades, nem chegou a 20% do público-alvo. Como é o caso de Amazonas (13%) e Mato Grosso do Sul (16,6%). O estado com maior percentual atingido até agora é o do Piauí, com 57,5% de imunizados com ciclo total.

Compartilhe  

últimas notícias