Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Como nasceu o livro de oratória para advogados mais vendido no país

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 18/12/2022, às 09h07


Tenho 34 livros publicados. Todos sobre a arte de falar em público. Essas obras já venderam mais de 1,5 milhão de exemplares e estão em 39 países. Cada livro tem uma história peculiar. Uma das mais interessantes ocorreu quando escrevi “Oratória para advogados e estudantes de direito”.

Quem foram os grandes oradores? Os pregadores, os advogados e os políticos. Tenho hoje um dos maiores acervos de livros de discursos proferidos por advogados. Eu os estudei profundamente anos a fio por simples satisfação pessoal. Gostava de analisar como compunham cada peça oratória, a forma como elaboravam a linha de argumentação, a habilidade como refutavam as objeções, a competência para ornamentar as frases com as mais diferentes figuras de linguagem. Houve casos em que a minha admiração pelos textos foi tão grande que os reli diversas vezes. A cada nova experiência de leitura me deparava com sutilezas encrustadas nas entrelinhas que haviam escapado nas primeiras vezes.

Em 2008 Massimiliano Pilotti, que publicava minhas obras na Itália, me sugeriu que escrevesse um livro de oratória exclusivo para advogados. Ele me disse que surgiu essa ideia quando esteve em Bolonha, um dos maiores centros culturais italianos. Comentou que havia ali algumas livrarias especializadas em obras da área do Direito, e, como eu já era conhecido naquele país, teria tudo para ser bem-sucedido. Topei a empreitada.

Na verdade, o livro já estava praticamente pronto. Bastaria organizar as técnicas de comunicação adotadas pelos advogados naqueles discursos meus velhos conhecidos. E assim fiz com dedicação total. Passava noites em claro e finais de semana debruçado sobre o computador, sem nenhum cansaço. Não foram poucas as vezes em que adormeci sobre o teclado.  Em pouco tempo o trabalho estava concluído.

Nessa época, por acaso, me encontrei na porta de um restaurante com o Luiz Flávio Borges d’Urso, então presidente da OAB de São Paulo. Ele, sempre gentil, perguntou se havia alguma novidade. Respondi, animado, que a novidade era um livro de oratória para advogados que estava publicando na Itália. Demonstrando certa surpresa, D’Urso me questionou: Na Itália?  Por que não no Brasil? Expliquei que nunca havia recebido nenhum convite das editoras locais. Seu comentário foi enfático: então fale logo com os seus editores. Precisamos dessa obra aqui.

No dia seguinte conversei com a Editora Saraiva. Aceitaram a proposta imediatamente. O livro foi tão bem aceito que recebeu a chancela da OAB de São Paulo e do Conselho Federal da OAB. Tem o prefácio do próprio D’Urso e do Edilson Mougenot Bonfim, considerado o melhor Promotor de Justiça da nossa história. Tem também o posfácio do Marcos da Costa, ex-presidente da OAB. Há pouco tempo resolvi reescrevê-lo com a inclusão de novos capítulos, especialmente sobre sustentação oral.

Aquele encontro casual com o D’Urso foi providencial. Graças a essa rápida conversa, surgiu este livro, adotado nas melhores faculdades de Direito, e que está ajudando cada dia mais os advogados a se aprimorarem na arte oratória.

Fato semelhante se deu com o livro “Oratória para líderes religiosos”. Minha filha Rachel e eu recebemos convite da Editora Planeta para escrever um livro de oratória para pregadores. Também nesse caso, a obra já estava bem adiantada. Como nós nos interessamos pela comunicação dos pregadores de todos os tempos, e estudamos seus sermões, bastou analisarmos as técnicas usadas em suas pregações para finalizarmos essa tarefa.

São exemplos de que tudo o que fazemos na vida com interesse e paixão nunca será perdido. Em certo momento surgirá oportunidade para que esses conhecimentos sejam utilizados.

Agora mesmo concluímos um curso de oratória para políticos que será ministrado online. Gravamos todas as aulas a partir da experiência de décadas treinando candidatos aos mais diversos cargos eletivos e das aulas que ministramos nos cursos de pós-graduação em Marketing Político na ECA-USP.

Como os estudos não param, já temos cerca de dez novos projetos planejados para cursos online com as maiores organizações de ensino do país. Não há nada mais prazeroso que aceitar esses desafios e pôr em prática tudo o que a vida foi nos ensinando.

Compartilhe  

últimas notícias