Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

São Paulo se destaca como a cidade com mais ligações de transporte público intermunicipal no Brasil; veja mais

Todos os moradores da capital paulista podem chegar onde quiserem usando apenas os ônibus, metrôs e trens da cidade

Por meio do transporte público de São Paulo, é possível chegar a qualquer lugar da cidade - Imagem: Marcelo Pereira / SECOM
Por meio do transporte público de São Paulo, é possível chegar a qualquer lugar da cidade - Imagem: Marcelo Pereira / SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 27/01/2024, às 09h00


cabecalho

Do Alto de Pinheiros à Parelheiros, da famosa Avenida Paulista, no centro da cidade, até a Avenida Marechal Tito, no bairro Itaim Paulista, inúmeras são as maneiras de se locomover e chegar a qualquer lugar da cidade por meio do transporte público de São Paulo.

Todos os 11.451.999 milhões de habitantes, segundo levantamento de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), moradores de qualquer bairro da capital paulista podem chegar onde quiserem, seja para lazer ou trabalho, usando apenas as linhas de ônibus, metrô e trem da capital.

De acordo com uma publicação do IBGE nomeada como Ligações Rodoviárias e Hidroviárias, no Brasil existem 65.939 ligações entre uma ci- dade brasileira e outra do país - ou do exterior, seja de ônibus, barco, lancha, van ou algum outro tipo de transporte público coletivo.

No entanto, o que realmente chama a atenção na pesquisa é que, de todas as cidades do país, São Paulo se destaca como a que mais oferece possibilidades de viagem aos cidadãos, seja dentro da própria capital ou até mesmo para outros locais. Além das possibilidades de locomoção entre os bairros e municípios, da capital paulista é possível comprar passagem para 1.477 cidades diferentes.

Como um exemplo de viagem partindo de São Paulo para fora do país, a capital paulista conta com a viagem de ônibus mais longa mapeada pela pesquisa do IBGE, que acontece de São Paulo a Lima, no Peru. O valor mínimo dessa passagem é de R$910,00 e a duração é de 6.120 minutos, ou seja, mais ou menos quatro dias de viagem.

Com uma frota de mais de cerca de 12 mil ônibus, uma completa linha de trens e metrôs, o sistema de transporte oferece uma rica interligação entre todas as regiões municipais e intermunicipais da capital, o que possibilita que movimentam-se na cidade indivíduos vindos de vários locais diferentes que formam a Região Metropolitana de São Paulo.

Mesmo a cidade já sendo reconhecida pela eficiência de seu transporte público, a Prefeitura de São Paulo segue investindo na área para melhorar ainda mais a mobilidade por toda metrópole.

A atual gestão entregou 50 km de faixas exclusivas de ônibus em 2023, correspondendo a 100% das metas estabelecidas pelo Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, cujo prazo era o fim de 2024. Também implementou o 'Domingão Tarifa Zero', propor- cionando a gratuidade nas passagens de ônibusmunicipais aos domingos.

[Colocar ALT]

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias