Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança Pública

Prefeitura reforça segurança com mil novos agentes da GCM em SP

Cerca de 400 agentes serão direcionados para região Central, informou a Secretaria de Segurança Urbana

Viaturas da Guarda Civil Metropolitana, no Centro de São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Viaturas da Guarda Civil Metropolitana, no Centro de São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 08/07/2023, às 15h35


A Prefeitura de São Paulo formou mil novos Guardas Municipais da 3ª Classe, que vão compor as turmas 67, 68, 69 e 70 do ano de 2023 da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na manhã deste sábado (08), em solenidade no Anhembi.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), as novas contratações foram feitas para reforçar a segurança pública, especialmente em locais com elevados índices de violência e criminalidade.

“São mais mil guardas civis metropolitanos nas ruas da cidade de São Paulo. Vamos chegar agora próximo de sete mil guardas e outros 500 vão entrar na academia”, destacou. “Além do aumento do efetivo, nós também trocamos todos os veículos, os armamentos e todos os equipamentos da Guarda Civil Metropolitana”.

A partir de segunda-feira (10), a capital paulista já poderá contar os novos GCMs nas ruas, que estarão prontos para exercer suas atividades em contribuição na proteção de pessoas, bens, serviços e instalações municipais, além da atuação efetiva na prevenção e redução da violência, da criminalidade e dos desastres naturais na capital.

"As novas contratações representam uma conquista histórica para a Guarda Civil Metropolitana e para a cidade de São Paulo, pois será um reforço muito expressivo nas ações já realizadas pela instituição", explicou a secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza.

De acordo com a Prefeitura, do total de formandos, cerca de 400 agentes serão direcionados para região Central da cidade, para colaborar com as ações que vêm sendo desenvolvidas pela administração municipal.

A formanda Ana Carine de Araújo Santos é a primeira a tomar posse do concurso e descreveu o momento emocionante.

“Mal eu sabia que faria parte do primeiro pelotão da turma 67 e que a partir dali eu estaria fazendo parte de um dos concursos mais inclusivos do país. Junto com cariocas, mineiros, paulistas, alagoanos, brasilienses, eu fiz parte de uma jornada tão incrível para todos nós. Aqui, encontramos profissionais que, mesmo após 30 anos de serviço, conseguiram manter nos olhos o brilho de fazer parte dessa tão gloriosa instituição, capaz de passar essa vontade para os novos guardas”.

A contratação dos novos integrantes da Guarda Civil Metropolitana faz parte do Programa de Metas (2021-2024) da Prefeitura de São Paulo, no eixo temático SP Segura e Bem Cuidada (Meta 27), que prevê a contratação de mil novos GCMs.

Compartilhe  

últimas notícias