Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

Prefeitura de SP inaugura primeira escola de 45 unidades prometidas até 2024

A unidade atenderá cerca de 200 alunos e está localizada no Campo Limpo, na zona Sul

Sala de aula do Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Sala de aula do Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 12/07/2023, às 16h18


A Prefeitura de São Paulo anunciou a inauguração da primeira escola que faz parte de 45 unidades de ensino que serão entregues até 2024. A ação faz parte do Programa de Metas 2020-2024.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles está localizado na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a escola foi construída com técnicas modernas de sustentabilidade e custou R$ 4,8 milhões.

O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (11) e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O nome da escola é uma homenagem a Lygia Fagundes Telles, uma das maiores escritoras brasileiras, morta em abril de 2022.

Em relação à proposta de sustentabilidade, o prefeito explicou: “Essa construção foi feita com o reaproveitamento da água da chuva, placa solar, uma questão de sustentabilidade muito importante”.

E acrescentou:“E ainda temos a oportunidade de homenagear a nossa querida Lygia Fagundes Telles, que foi um exemplo para todo mundo, uma grande escritora, uma pessoa que deu uma contribuição enorme para educação”.

Para Nunes, a nova unidade de ensino não deixa nada a desejar em relação a escolas particulares e que, pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de São Paulo não tem crianças na fila de espera por vaga em creche.

O CEI atenderá cerca de 200 alunos de 0 a 3 anos. A instalação conta 965,65 m² de área construída e dois pavimentos, nove salas, sendo três berçários e seis salas minigrupos, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), playground e solário (local para realização de atividades ao ar livre). Além disso, a creche conta com coordenadoria pedagógica, almoxarifado e sanitários infantis.

“Será mais uma opção para nossas crianças em um ambiente estruturado e estimulante para desenvolver todas as habilidades dessa etapa tão rica que é a primeira infância”, declarou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A escola será administrada pela Organização da Sociedade Civil (OSCs) Nossa Senhora Rainha da Paz do Jd. Fim de Semana. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de São Paulo manteve a fila de creche zerada. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Compartilhe  

últimas notícias