Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Veja em que eleitores da 'terceira via' votam em caso de 2º turno com Bolsonaro e Lula

A conclusão é de um recorte da pesquisa do instituto Datafolha divulgado na última terça-feira

Veja em que eleitores da 'terceira via' votam em caso de 2º turno com Bolsonaro e Lula - Imagem: reprodução Instagram
Veja em que eleitores da 'terceira via' votam em caso de 2º turno com Bolsonaro e Lula - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 24/08/2022, às 14h23


De acordo com um recorte da pesquisa do instituto Datafolha realizada na semana passada e divulgado na última terça-feira (23) pelo jornal Folha de S. Pauloa maioria dos eleitores da chamada ‘terceira via’ - aqueles que não pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL) nem em Lula (PT) no primeiro turno - optariam pelo petista em caso de segundo turno entre ele e o atual presidente.

O levantamento indica que 37% dos que descartam os dois políticos no primeiro turno devem dar voto a Lula na segunda etapa das eleições. Outros 36% dos apoiadores da ‘terceira via’ alegam que a escolha será por voto em branco ou nulo.Há ainda 22% de apoiadores de Bolsonaro e outros 5% que ainda não sabem o que fazer neste cenário.

Ainda de acordo com o Datafolha, o grupo que rejeita voto nos dois principais postulantes ao Planalto representa 20% do eleitorado brasileiro.Destes, 35% são apoiadores deCiro Gomes (PDT),31% indica voto em branco ou nulo na primeira etapa do pleito e 10% são de eleitores de Simone Tebet (MDB).

A migração de votos da ‘terceira via’ para Lula faz com que o petista, neste momento, mantenha vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno. De acordo com a pesquisa divulgada pela Folha, o ex-presidente soma 54% de intenções de voto, ante 37% de Bolsonaro em uma disputa direta entre os dois.

Para chegar aos resultados, o Datafolha ouviu presencialmente 5.744 brasileiros entre os dias 16 e 18 de agosto. O recorte de eleitores da chamada ‘terceira via’é de 1.309 pessoas, o que faz a margem de erro neste caso saltar de 2 pontos percentuais para 3. O nível de confiança da pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, é de 95%.

Compartilhe  

últimas notícias