Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo

'Todes': entenda o termo utilizado em eventos do governo Lula

Alguns participantes do novo mandato usaram a linguagem ao se comunicar com o povo brasileiro e representantes da gestão

Alguns participantes do governo Lula utilizam o termo 'todes' para cumprimentar o povo brasileiro - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Alguns participantes do governo Lula utilizam o termo 'todes' para cumprimentar o povo brasileiro - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 06/01/2023, às 16h24


No atual governo do presidente Luiz Inácio Lula (PT), alguns representantes utilizaram uma linguagem diferente, que não é presente na norma portuguesa, mas é falada por alguns brasileiros. As palavras chamaram a atenção de alguns ouvintes que não conhecem o termo.

''Boa tarde a todos, todas e a todes'', começou Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, em seu discurso de abertura ao tomar posse do cargo. Janja, esposa de Lula, também fez o uso da linguagem: ''boa noite gente, boa noite a todos, todas e todes'', comentou.

Além deles, outros ministros também fizeram o uso de 'todes' para cumprimentar as pessoas com quem estavam falando, repercurtindo os vídeos e os momentos que o pronome foi utilizado por integrantes do governo Lula.

O termo, portanto, é uma linguagem não-binária, também conhecida por linguagem neutra. Nas redes sociais, entre os jovens principalmente, é cada vez mais comum porque representa também um fenômeno político e de inclusão.

O objetivo, conforme descreve o portal G1, é substituir o artigo masculino ou feminino por 'e', neutralizando o gênero gramatical para que as pessoas que não se identificam com nenhum gênero [não binários], possam se sentir representadas.

No caso, não existe somente a palavra 'todos' como 'todes'. Também, no vocabulário, são usados 'elu' [de ele, ela ou eles], 'amigue', [de amiga, amigo, amigos]. Apesar disso, a mudança só é popularmente conhecida na internet, não tendo um modelo definido.

Sendo assim, na norma padrão da língua portuguesa, nada foi alterado. Portanto, para se referir ao gênero masculino e feminino, utiliza-se a palavra no plural. Quem sabe, futuramente, a linguagem neutra não possa estar oficialmente dentro do idioma.

Compartilhe  

últimas notícias