Diário de São Paulo
Siga-nos
Intervenção Federal

Políticos americanos pedem extradição de Bolsonaro dos EUA após invasões em Brasília

Os congressistas não se calaram e manifestaram suas indignações através das redes sociais

Políticos americanos pediram a extradição de Bolsonaro - Imagem: reprodução Twitter
Políticos americanos pediram a extradição de Bolsonaro - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 10/01/2023, às 12h16


Pelo menos quatro políticos americanos defenderam a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos.

Para os congressistas, Bolsonaro é um dos responsáveis pelos atos violentos que aconteceram em Brasília no último domingo (08).

Segundo informações do G1, o processo de extradição consiste na entrega de uma pessoa investigada, processada ou condenada depois de um pedido formal para o país em que ela se encontra.

Um pedido de extradição de um brasileiro no exterior pode ser realizado pelo Ministério Público, instaurando o procedimento para ser analisado juntameente ao Poder Executivo e às autoridades estrangeiras.

O deputado democrata pelo Texas, Joaquin Castro, se manifestou declarando apoio ao presidente Lula (PT), dizendo que "terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia". Ainda, fez questão de declarar que a Flórida não deve oferecer refúgio ao ex-presidente.

Anna Eskamani, deputada democrata pela Flórida, fez diferente e questionou o próprio governador de seu estado. "Ron de Santis, por que você está dando refúgio para Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia os regimes fascistas de extrema direita que invadem capitólios?".

O deputado democrata pela Califórnia, Mark Takano, falou que os Estados Unidos e as pessoas democráticas em todo os lugares do mundo precisam apoiar os resultados da eleição brasileira.

"A violência antidemocrática no Brasil hoje é um lembrete preocupante dos perigosos movimentos fascistas que crescem em todo o mundo. Jair Bolsonaro não deveria ter permissão para se refugiar nos EUA", publicou.

Já Alexandria Ocasio-Cortez, deputada democrata por Nova York, esclareceu que "os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida".

"Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula", escreveu ela.

Compartilhe  

últimas notícias