Diário de São Paulo
Siga-nos

Maioria da população de São Paulo avalia gestão de Lula como péssima, ruim ou regular

Foram consultados 1.208 eleitores da cidade de São Paulo em uma pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | Sérgio Lima
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | Sérgio Lima

Marina Roveda Publicado em 09/05/2023, às 08h28


A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crescente rejeição entre os paulistanos, de acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisa nesta segunda-feira (8). O estudo revelou que 57,5% dos entrevistados consideram o terceiro mandato do petista como péssimo, ruim ou regular, enquanto 40,4% o avaliam como ótimo ou bom. Apenas 2% dos entrevistados não souberam opinar.

Os dados da pesquisa anterior, realizada em 28 de fevereiro, mostravam que 44% dos entrevistados avaliavam a atual administração como ótima ou boa, enquanto 51% a consideram péssima, ruim ou regular, evidenciando um aumento da rejeição ao governo.

A aprovação do governo também apresentou uma queda, com 55,6% dos paulistanos aprovando a administração atual e 38,7% desaprovando. Na pesquisa anterior, a aprovação era de 58,9% dos entrevistados e a desaprovação, de 33,3%. Os indecisos representavam 7,8%.

O contexto político atual é marcado por derrotas do Palácio do Planaltono Congresso Nacional, como o adiamento do PL das Fake News por falta de apoio e a aprovação do PDLpela Câmara, que derrubou decretos do presidente sobre o marco do saneamento. Além disso, há críticas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela taxa de juros, insistências dos governistas em aprovar a regulamentação das redes sociais e poucas ações efetivas no quinto mês de governo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de abril e 04 de maio, com 1.208 eleitores da capital paulista, com 16 anos ou mais, e possui margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.

Compartilhe  

últimas notícias