Diário de São Paulo
Siga-nos
Dinheiro!

Lula tem expectativas positivas para economia: “Vamos crescer mais do que os pessimistas estão prevendo!”

A declaração do presidente foi feita em uma reunião com os ministros

Presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em reunião com ministros no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em reunião com ministros no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 03/04/2023, às 12h43


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que está otimista com o cenário econômico para os próximos períodos de seu mandato e acredita que o Brasil deve crescer "mais do que os pessimistas estão prevendo".

O discurso do presidente foi feito nesta segunda-feira (3), durante reunião com ministros no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).

A manifestação de Lula ocorreu em virtude dos anúncios dos 100 dias de governo, que serão detalhados na próxima semana.

No encontro, o político criticou "avaliações negativas" de que o PIB vai crescer "0,1% por ano". Ele também condicionou os resultados ao trabalho do governo: "Vai depender muito da disposição do governo".

Durante a reunião, Lula também citou arcabouço fiscal e viagem de ministro à China. "Olha a cara de felicidade dele [Haddad]", disse , em relação à proposta de regra fiscal, apresentada na semana passada.

Lula também apontou para as negociações do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com autoridades chinesas --entre elas, o fim do embargo à carne brasileira após um caso de "vaca louca".

Diante do caso, a pesquisa semanal Focus indicou um crescimento de 0,9% para a economia brasileira em 2023. Já a estimativa do Banco Central foi de 1,0% para 1,2% no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) da semana passada.

Por outro lado, o Ministério da Fazenda foi mais otimista, já que a Secretaria de Política Econômica estimou expansão de 1,6% na atividade econômica este ano, segundo boletim do dia 17 de fevereiro.

Compartilhe  

últimas notícias