Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo 2023

Governo Lula é aprovado por 38% dos brasileiros e reprovado por 29%, diz Datafolha

A pesquisa foi divulgada durante a manhã deste sábado (1º)

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Esta foi a primeira pesquisa realizada no terceiro mandato de Lula, em que os entrevistados avaliaram seus primeiros três meses no comando do Brasil. - Imagem: reprodução/Twitter @LulaOficial e @ricardostuckert
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Esta foi a primeira pesquisa realizada no terceiro mandato de Lula, em que os entrevistados avaliaram seus primeiros três meses no comando do Brasil. - Imagem: reprodução/Twitter @LulaOficial e @ricardostuckert

Thais Bueno Publicado em 01/04/2023, às 18h11


Divulgada na manhã deste sábado (1º), a pesquisa Datafolha revelou que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), próximo aos 100 dias de seu terceiro mandato, tem a aprovação de 38% dos brasileiros, enquanto a taxa de rejeição fica em 29%.

Outros 30% consideram o governo do político regular até o presente momento e 3% não souberam responder. O estudo do instituto entrevistou, no total, 2028 pessoas, em 126 municípios, durante os dias 29 e 30 de março.

Ainda segundo a instituição, a margem de erro é de dois pontos percentuais, seja para mais ou para menos. Esta foi a primeira pesquisa realizada no terceiro mandato de Lula, em que os entrevistados avaliaram seus primeiros três meses no comando do Brasil.

A estatística de 2023 sobre o indíce de rejeição foi a maior do petista em todos os seus anos de governo. O Datafolha concluiu que o presidente da República é, atualmente, mais bem avaliado pelos nordestinos (53% de ótimo ou bom).

A rejeição também é mais baixa entre os mais pobres (apenas 21% de ruim ou péssimo entre os entrevistados que ganham menos ou até 2 salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo entre indivíduos dos 16 aos 24 anos de idade). 

Lula é mais rejeitado entre os eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom) e mais ricos (30% de ótimo ou bom). 

A pesquisa ainda questionou as pessoas sobre o aspecto da expectativa: se eles esperavam que o político do Partido dos Trabalhadores havia feito mais ou menos pelo Brasil do que o esperado nestes três primeiros meses.

Apenas 18% responderam que ele tinha feito mais do que o esperado. 51%, por outro lado, afirmaram que o petista fez menos do que esperavam. 25% revelaram que acreditam que ele fez o que esperavam que ele fizesse. Os outros 6% deram outras respostas/não souberam responder.

Expectativas para o futuro

O Datafolha também perguntou para os eleitores quais são as expectativas deles para o restante dos anos de governo de Lula. 50% das pessoas disseram acreditar que o terceiro mandato do presidente será ótimo ou bom.

27% pensam que será regular e 21% não colocam fé, respondendo que será ruim ou péssimo. Por fim, 1% dos indivíduos não soube a resposta.

Comportamento de Lula

A pesquisa do instituto do Grupo Folha revelou, ainda, que para 61% dos brasileiros, o governante do país se comporta sempre ou quase sempre como deveria. 37% pensam que ele tem um comportamento exemplar o tempo todo.

Para somar os 61%, 24% avaliaram que Lula se comporta bem quase sempre. 20% acreditam que ele se comporta como deveria em momentos específicos, enquanto 18% percebem que ele não comporta como deveria em nenhuma situação. 2% afirmaram não saber.

Compartilhe  

últimas notícias