Diário de São Paulo
Siga-nos
1° de Maio

Lula fala sobre destino de golpistas em ato em SP: "Serão presas!"

O ato do 1° de Maio reuniu representantes de centrais sindicais no Vale do Anhangabaú

Lula fala sobre destino de golpistas em ato em SP: "Serão presas!" - Imagem: reprodução
Lula fala sobre destino de golpistas em ato em SP: "Serão presas!" - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 01/05/2023, às 17h39


Na tarde desta segunda-feira (01), o presidente Lula fez um discurso para os trabalhadores que participaram do ato em homenagem ao Dia do Trabalhador no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo.

Em sua fala, o petista voltou a focar no combate às fake news e nos atos golpistas do 8 de janeiro. A estimativa é de que quase 30 mil pessoas tenham participado da manifestação, segundo informações do UOL.

"A gente não pode permitir que a mentira continue prevalecendo nesse país. Não podemos deixar a mentira neste país. Quem tem celular tem de ficar atento, esperto. A mentira nunca levou ninguém a lugar nenhum", alertou o presidente sobre a disseminação de notícias falsas na internet.

"Eles tentaram dar um golpe no dia 8. Todas as pessoas que tentaram dar golpe serão presas", prometeu Lula diante dos militantes presentes.

Com representantes das principais centrais sindicais do país, o presidente falou também sobre taxas de juros e igualdade salarial.

"A taxa de juros não controla a inflação. Ela controla, na verdade, o desemprego neste país porque ela é responsável por uma parte do que vivemos hoje", disse Lula em tom de crítica ao Banco Central. "A gente não pode viver num país onde o emprego não é levado a sério pelos governantes."

"Pela primeira vez a gente vai garantir de verdade, sem vírgula nem ponto, que a mulher tem de ganhar o mesmo salário que o homem se ela tiver trabalho igual. Não é possível depois de tantos milênios de existência da humanidade, [que] a gente trate a mulher como fosse um ser inferior", comentou Lula.

"Precisamos ser cada vez mais duros contra o assédio contra as mulheres. É uma vergonha a falta de respeito com nossas companheiras mulheres no trabalho, trem, metrô, e inclusive nas piadas. É importante que a gente veja nossa mulher como nossa semelhante, igual, com os mesmos direitos."

No ato frente a milhares de trabalhadores, o mandatário também falou sobre o aumento do salário mínimo promovido pelo governo federal.

"Instituímos o aumento real do salário mínimo acima da inflação. Daqui pra frente, o trabalhador receberá, além da inflação, a média de crescimento do PIB. Ganha o cidadão do comércio, quem vende pastel, comida, porque o trabalhador com mais dinheiro compra mais. Comprando mais, o comércio gera mais emprego, encomenda mais da indústria [...] A roda gigante da economia começa a girar e todo mundo começa a ganhar nesse país, até os mais ricos."

Compartilhe  

últimas notícias