Diário de São Paulo
Siga-nos
Venezuela

Lula diz que Maduro “está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”

O presidente afirmou ainda não ter reconhecido a vitória do venezuelano

O presidente afirmou ainda não ter reconhecido a vitória do venezuelano - Imagem: Reprodução / X / @Metropoles
O presidente afirmou ainda não ter reconhecido a vitória do venezuelano - Imagem: Reprodução / X / @Metropoles

Gabriela Thier Publicado em 15/08/2024, às 15h12


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à Rádio T FM, do Paraná, nesta quinta-feira (15) que ainda não reconhece Nicolás Maduro como presidente reeleito na Venezuela, acrescentando que ele “sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo".

Lula também chegou a mencionar novamente a possibilidade da realização de novas eleiçõesno país, como foi sugerido por seu assessor na última terça (15), porém a líder da oposição venezuelana recusou a proposta dizendo que “a eleição já aconteceu”.

Também foram citados pelo presidente encontros com os presidentes da Colômbia e do México, que estão em busca de uma forma de mediação da situação envolvendo Maduro juntamente com o Brasil, porém o presidente deixou claro que não quer tomar uma decisão “precipitada”.

“Ontem eu tive uma reunião com o presidente da Colômbia, anteontem eu tive uma reunião com a Colômbia e com o México, para ver se encontrava uma saída. Tem que apresentar os dados, agora, os dados têm que ser apresentados por algo confiável. O Conselho Nacional Eleitoral, que tem gente da oposição, poderia ser, mas ele não mandou para o Conselho, ele mandou para a Justiça, para a Suprema Corte dele. Eu posso julgar a Justiça de outro país (...) "Eu não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, eu quero resultado", explicou Lula.

Compartilhe