Queda do avião da Voepass pode ser explicada com áudio da caixa preta

Sabrina Oliveira Publicado em 15/08/2024, às 11h24
O grave acidente com um avião da Voepass, ocorrido em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), levanta mais perguntas do que respostas. A caixa-preta do ATR-72, que caiu com 62 pessoas a bordo, registrou um áudio que está gerando grande curiosidade e especulação. O Jornal Nacional obteve acesso exclusivo à transcrição dessa gravação, que revela detalhes inquietantes sobre os momentos finais do voo.
O gravador de voz da cabine capturou conversas entre o copiloto e a equipe, com destaque para um pedido urgente de "dar potência" à aeronave, feito pelo copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva. Esse pedido surgiu minutos antes do impacto fatal. A gravação também inclui gritos e o estrondo do choque, oferecendo um vislumbre dramático dos momentos finais da aeronave.
A transcrição indica que, ao perceber a perda de altitude, a equipe tentou estabilizar o avião, mas sem sucesso. O pedido de "dar potência" foi uma tentativa de corrigir a situação e evitar a queda, mas a aeronave continuou sua descida, resultando em um choque mortal com o solo.
A análise inicial dos dados não detectou sinais típicos de falhas elétricas, incêndio ou pane no motor, o que complica a determinação imediata da causa do acidente. A principal hipótese levantada por especialistas é a formação de gelo nas asas, conhecida como "estol", que pode ter contribuído para a perda de estabilidade do avião.
A investigação continua, com engenheiros da ATR, fabricante do avião, e da Pratt & Whitney, fabricante do motor, colaborando com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa). A participação de especialistas da França e do Canadá é parte dos acordos internacionais de cooperação para a análise de acidentes aéreos.
O relatório preliminar que busca esclarecer o contexto completo da tragédia deve ser divulgado em cerca de 30 dias.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça