Diário de São Paulo
Siga-nos
VENEZUELA

Presidente da Colômbia pede que Maduro permita a contagem dos votos de sua reeleição

Governo colombiano é um dos principais aliados da Venezuela na América Latina

Presidente da Colômbia pede que Maduro permita a contagem dos votos de sua reeleição - Imagem: Reprodução / Instagram / @gustavopetrourrego
Presidente da Colômbia pede que Maduro permita a contagem dos votos de sua reeleição - Imagem: Reprodução / Instagram / @gustavopetrourrego

William Oliveira Publicado em 31/07/2024, às 13h57


Nesta quarta-feira (31), o atual presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se pronunciou em suas redes sociais sobre a contestada vitória na reeleição de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas.

Em uma publicação, Petro pediu que o governo venezuelano permita uma inspeção das forças políticas venezuelanas e dos órgãos de monitoramento internacionais sobre a vitória de Maduro.

"O presidente Maduro tem hoje uma grande responsabilidade: lembrar o espírito de Chávez e permitir que o povo venezuelano volte à tranquilidade enquanto as eleições terminam em paz e se aceita o resultado transparente, seja ele qual for. O escrutínio é o final de todo processo eleitoral; deve ser transparente e assegurar a paz e a democracia", afirmou o presidente

Petro também expressou preocupação com a divisão do povo venezuelano e com as mortes ocorridas devido à violenta repressão aos protestos do governo Maduro. No total, existem pelo menos 12 mortos e mais de 700 presos.

As eleições venezuelanas ocorreram neste domingo (28) e, desde a vitória de Maduro, a reeleição tem sido alvo de denúncias de fraude por parte da oposição.

Além da Colômbia, outros países solicitaram uma contagem transparente dos votos, incluindo os Estados Unidos e o Brasil.

Compartilhe