Diário de São Paulo
Siga-nos
COP 27

Lula chega ao Egito para a COP 27; saiba o que esperar

O presidente eleito é uma das principais atrações e sua chegada já causou polêmicas

Lula chega ao Egito para a COP 27; saiba o que esperar - Imagem: reprodução Instagram
Lula chega ao Egito para a COP 27; saiba o que esperar - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 15/11/2022, às 09h03


Na noite da última segunda-feira (14), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente eleito, chegou a Sharm el-Sheikh, no Egito, para participar da conferência do clima das Nações Unidas, a COP 27, em meio a grande expectativa da comunidade internacional.

Lula foi convidado pela organização da COP 27 logo após ter vencido as eleições no Brasil. É a primeira viagem dele ao exterior como presidente eleito. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

A partir de amanhã, quarta-feira (16), Lula terá uma intensa agenda no local, que inclui encontro com governadores da Amazônia e com grupos da sociedade civil, além de pronunciamento na área da ONU.

Ele participa às 11 horas (6 horas no fuso de Brasília) do evento "Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática", junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).

Às 17h15 (12h15 no fuso de Brasília) também de quarta-feira, Lula faz pronunciamento na área das Nações Unidas (zona azul). Na quinta-feira, 17, às 10 horas (5h em Brasília), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira no pavilhão Brazil Hub, e, às 15 horas (10h em Brasília), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

A expectativa, por parte da comunidade ambietal, para a participação do presidente eleito no eveito é alta. Isso porque, o meio ambiente foi citado como uma das prioridades do novo governo.

Na COP 27, espera-se que Lula cite a retomada da agenda de proteção da Amazônia. além do provável anúncio dos nomes que comandarão as questões ambientais durante o seu governo, a partir de janeiro.

Também há a possibilidade de que ele comunique que pretende levar a COP para o Brasil em 2025. A presidência da conferência do clima tem rotatividade regional e voltará a ser de um país latinoamericano.

Além disso, vale citar que a viagem do presidente eleito também foi marcada pela polêmica sobre o avião utilizado para chegar até o local. No entanto, o coordenador do governo de transição e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) negou que o jatinho que leva Lula e a comitiva foi emprestado pelo empresário José Seripieri Junior.

Compartilhe  

últimas notícias