Diário de São Paulo
Siga-nos
Gestão!

Lula anuncia plano ousado de investimentos nos 100 dias

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (24) pelo governo federal

Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 24/03/2023, às 10h59


O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (24) a preparação de um programa nacional de desenvolvimento focado em infraestrutura.

Durante uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o marco de 100 dias de gestão será dedicado a esse setor.

“Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer”.

Em Itaguaí, Lula conheceu o submarino Humaitá (S-41), o segundo de quatro embarcações construídas no país a partir de uma parceria estratégica entre Brasil e França consolidada em 2008, no segundo mandato do petista.

A previsão é de que o Humaitá entre em operação no segundo semestre de 2023. Segundo Lula, o investimento no setor de Defesa abrange várias áreas da economia e do desenvolvimento do país.

“Uma forte indústria de Defesa contribui com a articulação das nossas Forças Armadas. Quanto mais preparada ela estiver, mais vai cuidar da nossa soberania, da nossa fronteira, do nosso espaço aéreo, da nossa floresta, das nossas riquezas minerais”.

De acordo com Lula, sua equipe está focada na resolução de desafios. “Se não tem dinheiro para tudo, vamos ter de arrumar. Se não tem dinheiro e existem fundos que não estão sendo utilizados, vamos tentar utilizar. Se não tem dinheiro do Orçamento, vamos buscar Parcerias Público-Privadas para que a gente possa fazer os investimentos que o Brasil precisa”.

Promessa para a economia

O governo também anunciou o ProSub, um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, que envolve capacitação de mão de obra especializada e incentivo à indústria brasileira e dá prioridade para aquisição de componentes fabricados no país.

O programa visa incentivar a fabricação do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear (SCPN) e a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que inclui estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí (RJ).

Segundo o Planalto, o primeiro submarino construído no programa foi o S-40 Riachuelo. O segundo é o Humaitá (S-41), visitado nesta quinta. Outros dois, o Tonelero (S-42) e o Angostura (S-43), entram em operação até o fim de 2024. De acordo com Lula, o ProSub tem impacto significativo não apenas em ações de Defesa, como também na economia, com mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de 700 empresas.

“Quando enxerguei a necessidade de desenvolver uma indústria de defesa no país, é porque em todos os países ela contribui com a economia como um todo, além de preparar de forma mais sofisticada, com conhecimento científico e tecnológico, as nossas Forças Armadas e o próprio país”, disse Lula.

Compartilhe  

últimas notícias