A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (24) pelo governo federal

Mateus Omena Publicado em 24/03/2023, às 10h59
O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (24) a preparação de um programa nacional de desenvolvimento focado em infraestrutura.
Durante uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o marco de 100 dias de gestão será dedicado a esse setor.
“Quando formos anunciar o que aconteceu nos 100 dias, vamos apresentar um outro programa de desenvolvimento para esse país. Nós temos de fazer estradas, fazer pontes, fazer ferrovias, cuidar de saneamento, cuidar do tratamento da água, da saúde, da educação, tem tudo para fazer. Eu fui eleito para fazer. Eu vou fazer”.
Em Itaguaí, Lula conheceu o submarino Humaitá (S-41), o segundo de quatro embarcações construídas no país a partir de uma parceria estratégica entre Brasil e França consolidada em 2008, no segundo mandato do petista.
A previsão é de que o Humaitá entre em operação no segundo semestre de 2023. Segundo Lula, o investimento no setor de Defesa abrange várias áreas da economia e do desenvolvimento do país.
“Uma forte indústria de Defesa contribui com a articulação das nossas Forças Armadas. Quanto mais preparada ela estiver, mais vai cuidar da nossa soberania, da nossa fronteira, do nosso espaço aéreo, da nossa floresta, das nossas riquezas minerais”.
De acordo com Lula, sua equipe está focada na resolução de desafios. “Se não tem dinheiro para tudo, vamos ter de arrumar. Se não tem dinheiro e existem fundos que não estão sendo utilizados, vamos tentar utilizar. Se não tem dinheiro do Orçamento, vamos buscar Parcerias Público-Privadas para que a gente possa fazer os investimentos que o Brasil precisa”.
O governo também anunciou o ProSub, um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, que envolve capacitação de mão de obra especializada e incentivo à indústria brasileira e dá prioridade para aquisição de componentes fabricados no país.
O programa visa incentivar a fabricação do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear (SCPN) e a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que inclui estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí (RJ).
Segundo o Planalto, o primeiro submarino construído no programa foi o S-40 Riachuelo. O segundo é o Humaitá (S-41), visitado nesta quinta. Outros dois, o Tonelero (S-42) e o Angostura (S-43), entram em operação até o fim de 2024. De acordo com Lula, o ProSub tem impacto significativo não apenas em ações de Defesa, como também na economia, com mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de 700 empresas.
“Quando enxerguei a necessidade de desenvolver uma indústria de defesa no país, é porque em todos os países ela contribui com a economia como um todo, além de preparar de forma mais sofisticada, com conhecimento científico e tecnológico, as nossas Forças Armadas e o próprio país”, disse Lula.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa