Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

LULA NA CHINA: saiba como viagem do presidente afeta o Brasil

Presidente viajará acompanhado de mais de 200 empresários

Lula viaja à China - Imagem: reprodução Twitter
Lula viaja à China - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 23/03/2023, às 09h32


No próximo domingo (26), a comitiva de Lula (PT) embarcará à China em uma das viagens internacionais mais importantes do ano.

Conforme informações do G1, o presidente irá acompanhado de mais de 200 empresários. A intenção do petista é reforçar laços com Pequim e diversificar os produtos que o Brasil exporta para o país.

No ponto de vista internacional, a viagem colocará o governo brasileiro no centro da disputa entre Estados Unidos e China.

"Os americanos se ressentem dessa aproximação", explicou Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais na FAAP.

"Quando o congresso americano se incomoda com o Brasil, de certa forma está tentando elevar a pressão para que o governo brasileiro seja obrigado a escolher um aliado", relatou.

Contudo, os EUA têm tido certa dificuldade em apresentar uma alternativa às propostas chinesas.

"Os chineses despejam recursos na região e têm termos de negociação muito mais flexíveis. Para o Brasil e para o presidente Lula, o que interessa é uma diplomacia plural, que permita diálogos com diferentes parceiros. É isso o que Lula sempre defendeu e é por isso que vai tentando administrar os dois lados", concluiu Fernanda.
Compartilhe  

últimas notícias