Em evento com prefeitos de todo o país, o presidente enfatizou seu desejo de retomar as ligações

Vitória Tedeschi Publicado em 15/03/2023, às 17h51
Na última terça-feira (14) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, em Brasília, e anunciou a retomada da relação direta e transparente com estados e municípios.
Uma cidade parece pequena se comparada a um país, mas é na minha, na sua cidade que se começa a ser feliz", afirmou ele no evento.
A participação do presidente no evento com prefeitos de todo o país deu sequência a uma série de iniciativas do Governo Federal para reconstruir parcerias e compromissos com estados e municípios na adoção de políticas públicas.
Compromisso que passa pelo anúncio recente da retomada do Minha Casa, Minha Vida, numa busca pela redução do déficit habitacional e por priorizar brasileiros em situação de vulnerabilidade, muitos deles vivendo em áreas de risco.
A gente tem que entender que trabalhando separado a gente é muito fraco e trabalhando junto somos muito fortes. É na cidade que temos que resolver os problemas da educação, da saúde e do transporte. É na cidade que o povo vai na casa do prefeito às 5h da manhã na busca de dinheiro para o remédio, para pagar uma passagem, para comprar um quilo de feijão", afirmou Lula.
No evento, o presidente ainda afirmou que o Governo Federal pretende contratar dois milhões de unidades habitacionais do "Minha Casa, Minha Vida" até 2026.
Além disso, dentre as ações conjuntas estão o Bolsa Família, que voltou a prever a participação mais direta de gestores municipais. A nova versão do programa de transferência de renda prevê um mínimo de R$ 600 mensais por família e um adicional de R$ 150 para cada integrante de zero a seis anos, além de R$ 50 crianças e adolescentes de sete a 17 anos.
"Os municípios estavam alijados (afastados). Recebemos com alegria a retomada dessas questões", afirmou Edvaldo Nogueira (PDT), prefeito de Aracaju (SE) e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos.
No mesmo evento, Edvaldo entregou uma carta com reivindicações da entidade. Entre os temas listados está a Reforma Tributária, uma das prioridades do governo federal na agenda econômica em 2023.
Além disso, na carta entregue a Lula, a Frente defende uma reforma que "melhore o ambiente de negócios, promova justiça fiscal e garanta a autonomia municipal, assegurando capacidade financeira para honrar suas competências constitucionais". E reforça: "Não podemos abrir mão das nossas já insuficientes receitas".
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo