Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Joe Biden liga para Lula; veja o que eles conversaram

A ligação durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano

Joe Biden liga para Lula; veja o que eles conversaram - Imagem: reprodução Instagram
Joe Biden liga para Lula; veja o que eles conversaram - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 31/10/2022, às 19h15


Nesta segunda-feira (31), o presidente dos Estados Unidos, Joseph R. Biden Jr., conhecido como Joe Biden, conversou pelo telefone com Lula (PT) para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições no último domingo.

Durante a ligação que durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano, Biden disse que estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto e elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis.

Além disso, os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional.

Em bastidor, depois confirmado publicamente pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT), Biden já havia tentado ligar para Lula ainda no domingo (30), mas a ligação caiu.

O teor da conversa foi divulgado nesta tarde por meio de ofício da Casa Branca.

"Na conversa que durou 20 minutos, os dois presidentes trataram de temas essenciais, como a importância da democracia, da preservação do meio ambiente e sobre como ampliar a cooperação entre os dois países", diz nota divulgada pela equipe de Lula.

Ainda ontem, a Casa Branca já havia divulgado uma mensagem de parabéns ao petista. O presidente americano já vinha sinalizando que não chancelaria nenhum questionamento de Bolsonaro, caso houvesse, a respeito do processo eleitoral brasileiro. Veja:

Compartilhe  

últimas notícias