Um grupo de 42 deputados apresentou mais um pedido contra o presidente

Vitória Tedeschi Publicado em 09/05/2023, às 09h59
Na última sexta-feira (05) o deputado federal Sargento Gonçalves (PL), com o apoio de um grupo de outros 46 deputados do PL, PP, PSD, Patriota, Novo e Republicanos, apresentou mais um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados. Este é o 4º pedido de afastamento do presidente.
As informações foram divulgadas pela coluna do jornalista Cláudio Humberto, que também revelou que o documento apresentado por Sargento Gonçalves contém quase 90 páginas, e usa como justificativa para o impeachment a presença do ministro do GSI, General Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante os atos de 8 de janeiro.
Eles alegam que a imposição de sigilo sobre as imagens no dia do ataque vândalo à Praça dos Três Poderes em Brasília "reforça a tese de que houve uma tentativa de ocultar a responsabilidade dos envolvidos nos fatos".
Além disso, o grupo ainda afirma que o governo foi omisso em conter os atos de 8 de janeiro. Segundo os deputados, o petista cometeu crime de responsabilidade e prevaricação por não ter adotado medidas para impedir o vandalismo no Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo depois de alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
É importante destacar que tal conduta se estendeu até o momento em que a proteção ao ministro se tornou insustentável perante a opinião pública, revelando, assim, uma atitude inaceitável de descompromisso com o cumprimento do dever legal", dizem no pedido.
A última justificativa se deve ao fato de que, como relembra o Diário do Poder, uma semana antes dos ataques, a Abin alertou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Ministério da Justiça de que haveria manifestações violentas em Brasília naquele fim de semana (entre 7 e 8 de janeiro), mas os dois órgãos não adotaram medidas para impedir o movimento.
"Os fatos narrados são gravíssimos e indicam a possível ocorrência de crimes de responsabilidade por parte do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme a Lei nº 1079/50, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento, são considerados crimes de responsabilidade aqueles cometidos pelo Presidente da República que atentem contra a segurança interna do país", afirma outro trecho do texto.
View this post on Instagram
O pedido de impeachment de Lula não foi aprovado na Câmara dos Deputados. Assim como outras propostas, deve aguardar o rito comum e ser levado para apreciação do presidente da casa, Arthur Lira.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação