Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Fotos da mansão de Trump mostram papéis secretos não entregues ao FBI; veja

De acordo com as autoridades americanas Trump possivelmente escondeu documentos para obstruir investigação

Fotos da mansão de Trump mostram papéis secretos; veja - Imagem: reprodução Instagram @realdonaldtrump
Fotos da mansão de Trump mostram papéis secretos; veja - Imagem: reprodução Instagram @realdonaldtrump

Vitória Tedeschi Publicado em 31/08/2022, às 17h34


Um processo judicial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos,divulgado na noite da última terça-feira (30) informou que o FBI fez buscas na manão Mar-a-Lago de Donald Trump, na Flórida, depois de obter evidências de que provavelmente havia um esforço para ocultar documentos confidenciais.

A suspeita surgiu após os representantes do ex-presidente dos EUAalegarem falsamente que todo o material sensível havia sido devolvido, quando no entanto foram encontrados diversos outros documentos secretos.

papeis-secretos-mansao-trump

Antes da operação, o FBI descobriu "múltiplas fontes de evidência"de que "documentos confidenciais" permaneciam em Mar-a-Lago,afirma o documento.

O governo também reuniu evidências de que os arquivos do governo provavelmente foram ocultados e removidos... E que provavelmente houve um esforço para obstruir a investigação do governo", acrescenta o Departamento de Justiça.

O Departamento ainda descreveu que quando os agentes do FBI foram pela primeira vez a Mar-a-Lago em junho para recuperar vários arquivos, um membro da equipe de Trump fez "uma declaração sob juramento" de que se tratava dos últimos que se encontravam na residência.

No entanto, agora em agosto, a polícia federal encontrou cerca de 30 caixas com documentos sensíveis, de "confidenciais a ultrassecretos", que os advogados do FBI e do Departamento de Justiça precisaram de "autorizações adicionais" antes de consultá-los.

Entre as novas descobertas feitas nas 36 páginas anexadas estavam que a busca encontrou três documentos classificados sobre as mesas no escritório de Trump e mais de 100 outros em 13 caixas ou contêineres na residência, incluindo alguns ultrassecretos. Foi o dobro de documentos confidenciais entregues voluntariamente pelos advogados do ex-presidente, que juraram ter devolvido todo o material exigido pelo governo.

O arquivo anexado ao processo inclui ainda uma fotografia (imagem acima) dos materiais recuperados da residência de Trump: cinco pastas amarelas marcadas como “Top Secret” (Ultrassecreto) e outra vermelha com a etiqueta “Secret” (Secreto).

O conteúdo específico dos materiais que o governo recuperou na busca também permanece incerto - assim como o risco para a segurança nacional da decisão de Trump de reter os papéis recuperados.

Compartilhe  

últimas notícias