Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime!

Polícia Federal trabalha para impedir resgate de líderes do PCC

Mandado de busca e apreensão é realizado na casa da esposa de Marcola, em Alphaville

Mandado de busca e apreensão é realizado na casa da esposa de Marcola - Imagem: Divulgação Polícia Federal
Mandado de busca e apreensão é realizado na casa da esposa de Marcola - Imagem: Divulgação Polícia Federal

João Perossi Publicado em 10/08/2022, às 10h42


A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (10) prisões e mandados de busca e apreensão contra o resgate de líderes do crime organizado, avançando uma investigação sobre o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Entre os líderes do crime que seriam resgatados de presídios de segurança máxima está Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola. A residência da mulher do criminoso, que fica em Alphaville e foi alvo da operação batizada de Anjos da Guarda, tanto a mulher quanto a cunhada de Marcola foram presas.

Segundo a PF, os criminosos pretendiam sequestrar agentes policiais e tomar outras medidas drásticas e violentas para retirar as lideranças das facções de prisões de segurança máxima que ocupam. Ainda segundo a Polícia Federal, o esquema de fuga foi arquitetado utilizando de uma rede de advogados que falavam em código:

"Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato".

Segundo apurou o jornal Folha, o plano de resgate estava sendo arquitetado desde a prisão definitiva de Marcola em São Paulo, 1999, antes dele ser transferido para uma penitenciária feredal no Distrito Federal, e depois para outra em Porto Velho (RO).

Ao todo 80 policiais foram mobilizados na operação, que realizam buscas em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Compartilhe  

últimas notícias