Diário de São Paulo
Siga-nos
Espionagem

FBI apreende documentos ultrassecretos na casa de Trump; descubra sobre o que são

A agência de investigação federal dos EUA invadiu a casa do ex-presidente na última segunda-feira (8)

FBI apreende documentos ultrassecretos na casa de Trump; descubra sobre o que são - Imagem: reprodução Instagram @realdonaldtrump
FBI apreende documentos ultrassecretos na casa de Trump; descubra sobre o que são - Imagem: reprodução Instagram @realdonaldtrump

Vitória Tedeschi Publicado em 12/08/2022, às 18h08


Os agentes do FBI,agência de investigação federal dos Estados Unidos, estavam procurando documentos secretos sobre armas nucleares, entre outros materiais confidenciais, quando invadiram a casa de Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, na última segunda-feira (8).

A quebra do sigilo enquanto a investigação ainda está em andamento é uma medida pouco usual nos EUA,mas foi autorizada na tarde desta sexta-feira. As informações são do jornal The Washington Postna última quinta-feira (11).

Entre o material apreendido, há documentos marcados como "TS/SCI" - sigla em inglês para informações compartimentadas ultra-secretas/sensíveis - um nível de classificação reservado para informações que podem causar danos "excepcionalmente graves" à segurança dos EUA.

Além disso, haveria quatro conjuntos de "documentos ultrassecretos",três conjuntos de "documentos secretos" e três conjuntos de documentos "confidenciais".

Também foram recuperadas informações sobre o "Presidente da França",embora não haja qualquer informação adicional ou detalhes de que tipo de material seria este.

Não foram fornecidos mais detalhes sobre o conteúdo desses documentos pela Justiça.Apenas que em meio ao material haveria documentação sobre o armamento nuclear americano, como divulgado pelo Washington Post afirmou.

O mandado de busca e apreensão na casa de Trump afirma que o ex-presidente é suspeito de ter violado artigos do Ato contra Espionagem, legislação americana de 1917 que proíbe a manipulação de documentos classificados como sensíveis, especialmente da área de defesa nacional dos EUA,fora das dependências do governo federal, expondo-os ao risco de vazamento ou exposição indevida.

Em nota, o porta-voz de Trump,Taylor Budowich, acusou o governo Bidende liberar informações da investigação para tentar tirar o foco sobre a ação policial em si.

"O governo Biden está obviamente em modo redução de danos após a operação policial malfeita, na qual apreenderam os livros de fotos do presidente, uma 'nota escrita à mão' e documentos desclassificados. Essa invasão à casa do presidente Trump não foi apenas sem precedentes, mas desnecessária - e agora eles estão vazando mentiras e insinuações para tentar explicar o assalto do governo contra seu principal oponente político. Isso é ultrajante", disse Budowich.

Compartilhe  

últimas notícias