Diário de São Paulo
Siga-nos
Disputa pela presidência

Eleições 2022: Lula ganha liderança e Bolsonaro é o candidato mais rejeitado em favelas, aponta estudo

O ex-presidente encabeça o ranking com 38% da preferência dos eleitores

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) - Imagem: Reprodução/Instagram @Lulaoficial e @Jairmessiasbolsonaro
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) - Imagem: Reprodução/Instagram @Lulaoficial e @Jairmessiasbolsonaro

Mateus Omena Publicado em 09/08/2022, às 17h52


O presidente Jair Bolsonaro vem enfrentando dificuldades para ultrapassar Lula (PT) nas pesquisas de intenção de votos para as Eleições 2022. No entanto, o candidato do PL não possui grande popularidade entre os grupos mais vulneráveis no Brasil, especialmente entre aqueles que residem em favelas.

Segundo a pesquisa inédita G10 Favelas, do Instituto Favela Diz, Jair Bolsonaro é o nome mais rejeitado entre os candidatos à Presidência da República.

No estudo, o ex-presidente Lula lidera o ranking com 38% da preferência dos eleitores. Bolsonaro aparece com 31% das intenções, enquanto que Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar, com 7,05%. Os demais candidatos não atingiram 2%, entre eles estão Simone Tebet (MDB), com 1,4%; André Janones (Avante), com 1,2%, e outros.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Favela Diz indica que os resultados da pesquisa representam 17 milhões de pessoas - de acordo com a pesquisa, os moradores de favelas correspondem a 8% da população brasileira.

19,37% dos entrevistados afirmaram que a prioridade do próximo presidente deve ser a geração de empregos. Enquanto que 17,38% deles apontaram que o foco do novo governo deve ser a melhoria no sistema de saúde pública.

Para outros 16,31%, deve ser a redução da inflação para melhorar o poder de compra, especialmente sobre itens essenciais como alimentos, gás e combustíveis. Já 14,93% disseram que os esforços do governo devem estar voltados para o combate à pobreza. Apenas 8,85% se manifestaram sobre o combate à corrupção.

Por outro lado, após a coleta dos dados, a pesquisa não desconsiderou três políticos que desistiram de concorrer à presidência, como André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Luciano Bivar (União Brasil). 

O levantamento feito pelo Favela Diz consistiu em entrevistas por telefone com 2 mil pessoas que residem em favelas de 64 municípios, distribuídos entre 24 das 27 unidades federativas, entre 28 de julho e 4 de agosto. O índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo G10 Favelas e registrada com o protocolo BR-09451/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como Bolsonaro se tornou o mais rejeitado entre moradores de favelas?

Cada pessoa consultada foi questionada sobre qual candidato não receberia seu voto de jeito nenhum; para 45,24% deles, a resposta foi Jair Bolsonaro. Outros 32,09% citaram Lula. Os dois nomes também foram citados como os melhores governos vividos pelos moradores das favelas: o petista lidera com 48,65%, enquanto que Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 21,15%.

Marx Rodrigues, CEO do Favela Diz, explicou os diferentes significados atribuídos aos dois candidatos pelos cidadãos consultados. 

"O governo Lula se solidificou como um governo que ascendeu classes. Agora, o governo Bolsonaro intensifica fortemente os programas sociais e tende a quebrar a rejeição dentro desse eleitorado pesquisado".

Em julho, Bolsonaro aprovou o reajuste do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) de R$ 400 para R$ 600.

Do total de entrevistados, 71,95% declararam estar totalmente decididos a respeito de seus votos. Já 15,60% disseram que ainda podem mudar de opinião até o primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro.

A pesquisa também apontou que 41,65% da população das favelas brasileiras votou em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018. Os eleitores de Fernando Haddad (PT), seu adversário na ocasião, representam 28,15%; 12,4% votaram em branco ou anularam o voto. Já 17,8% não sabem ou preferiram não responder.

Projeções para o segundo turno

Lula (PT) saiu vitorioso em todas as simulações de segundo turno testadas pelo instituto Favela Diz. Enquanto que Bolsonaro fica na frente apenas da emedebista Simone Tebet.

Lula 43,70% x 30,70% Bolsonaro

Ciro Gomes 38,05% x 35,05% Bolsonaro

Bolsonaro 35,85% x 28,95% Simone Tebet

Lula 40,55% x 23% Ciro Gomes

Lula 43,85% x 17,40% Simone Tebet

Compartilhe  

últimas notícias