Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

Datafolha: 80% dos brasileiros acham que Lula age bem ao pressionar BC pela queda dos juros

A pesquisa foi realizada nos dia 29 e 30 de março

80% dos brasileiros aprovam pressão de Lula por queda de juros - Imagem: reprodução Twitter
80% dos brasileiros aprovam pressão de Lula por queda de juros - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 03/04/2023, às 08h46


Em pesquisa realizada nos dia 29 e 30 de março, o Datafolha perguntou aos brasileiros como eles avaliam o patamar atual da Selic —  taxa básica de juros da economia.

Como resultado, o estudo mostrou que para 71% dos entrevistados, a taxa de juros está muito alta. Entre eles, 55% dizem que ela muito mais alta do que deveria e16% consideram que está um pouco mais alta.

Até mesmo entre os eleitores do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou Campos Neto para o Banco Central, a percepção de que os juros estão mais altos do que o recomendado é de 77%.

Quando avaliada entre as regiões do país, essa opinião só muda e fica abaixo dos 70% no Nordeste (67%).

17% dos brasileiros dizem acreditar que os juros básicos estão em um patamar adequado, só 5% responderam que ela está mais baixa do que deveria e 6% não souberam responder.

Sendo mais específica sobre a pressão feita por Lula pela redução dos juros, a pesquisa também apontou que 80% dos entrevistados consideram que o presidente está agindo bem. Para 16% deles, o petista age mal e 5% não souberam responder.

Neste assunto, o apoio ao presidente Lula é maior entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos, valor equivalente a R$ 2.604, faixa em que 85% dizem concordar com o político.

Compartilhe  

últimas notícias